
AGÊNCIA CBIC
Prêmio de Responsabilidade Social foi atração principal na abertura do 87º Enic
O 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic 2015) foi aberto na noite de quarta-feira (23), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com a presença de autoridades políticas e representantes da indústria da construção de todo o país. Durante a cerimônia que contou com plateia de quase 1500 pessoas, ocorreu a premiação da 11ª edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Para José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o prêmio é uma forma de incentivar as melhores práticas no setor da construção.
“O Programa Construção Cultural do Sinduscon-RS deixa um legado para o patrimônio histórico e cultural da cidade. Já o Projeto Reconstruir do Sinduscon-CE é um resgate da autoestima, a inclusão dos egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho. São projetos que inspiram toda cadeia produtiva do setor da construção”, diz a presidente do Fasc/CBIC, Ana Cláudia Gomes.
A ex-presidente do Fórum de Cidadania e Ação Social da CBIC, de 2001 a 2014, Maria Helena Mauad recebeu uma homenagem na noite de abertura do Enic. Mauad contribuiu de forma decisiva para a projeção nacional da entidade e para a disseminação da responsabilidade social como um valor para todo o setor. É fundadora e líder do Projeto Ampliar, que completa 25 anos e, desde sua fundação, já transformou a vida de mais de 48 mil jovens e adolescentes em situação de risco social por meio da capacitação profissional.
Projetos no Ceará e Rio Grande do Sul ganham prêmio na Categoria Entidade
Programa Reconstruir, uma parceria da Sinduscon-CE com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, promove a capacitação, reinserção e acompanhamento dos egressos do sistema prisional
O Projeto Reconstruir do Sinduscon-CE foi vencedor na categoria Entidade do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, idealizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (FASC/CBIC). O Projeto Reconstruir, que foi iniciado em março de 2015, visa reinserir egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho do setor da construção. Segundo o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, o diferencial da iniciativa é colocar apenas um trabalhador por obra e acompanhar o desempenho de suas atividades mensalmente. “O Sinduscon contrata um assistente social, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, para desenvolver este trabalho de acompanhamento”, diz Montenegro. Até o momento, 21 empresas aderiram ao projeto. A meta de 2015 é reinserir 100 trabalhadores e 50% dessa meta já foi cumprida. “O interessante é que as empresas abdicaram dos benefícios que são proporcionados a elas quando aceitam fazer a reinserção dos egressos do sistema penitenciário nos seus canteiros de obras. Elas pagam o salário integral, quando poderiam pagar apenas ¾ do valor, o que reforça o compromisso social de cada uma delas”, comenta Montenegro, acrescentando que o projeto traz benefícios para toda a sociedade, pois quando a oportunidade é dada a essas pessoas, elas readquirem cidadania e não voltam para a criminalidade. “É um projeto importante que queremos disseminar para o Brasil inteiro”, diz o presidente do Sinduscon-CE, que já está em negociação com o Sebrae para cursos de capacitação para estes trabalhadores. A juíza da Vara de Execução Pensa de Fortaleza Luciana Teixeira, uma das representantes e premiadas, avalia que “o prêmio é um incentivo para que continuemos ajudando a mudar vidas.”
O Projeto Reconstruir também ganhou o prêmio de Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Ceará este ano e com esta nova vitória do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social vai se consolidando como um projeto de sucesso da entidade que representa a construção civil no Ceará.
Projeto de Resgate do Patrimônio Histórico, do Sinduscon-RS, desenvolveu ações de restauração de monumentos históricos do Parque Farroupilha
O Programa Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS, foi agraciado com o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, na categoria Entidades com o case Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Público. A entidade acumula mais duas premiações com este programa: a Top Cidadania ABRH-RS e a Top de Marketing da ADVB/RS (2014), na categoria Cultura. Sob a coordenação pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti, resultado da parceria entre o Sinduscon-RS e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), foram selecionados 12 monumentos do Parque Farroupilha, que foram entregues totalmente revitalizados a capital gaúcha no dia 19 de dezembro do ano passado. São eles: Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes, Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de Samuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário.
Lançado 28 de julho de 2014, a primeira edição do Projeto Construção Cultural, contemplou um conjunto de ações cujo principal objetivo foi o de colaborar com o cenário cultural gaúcho e marcar os 65 anos do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).“Desde a sua fundação, em outubro de 1949, o Sinduscon-RS tem como missão atender e integrar os interesses da atividade da indústria da construção civil com os da sociedade gaúcha. Assim nasceu o projeto construção cultural. As três premiações recebidas nos inspiram a ampliar nossa participação no resgate da cultura e preservação de marcos históricos de nosso Estado”, disse o presidente do Sinduscon/RS, Ricardo Antunes Sessegolo. A vice-presidente do SINDUSCON-RS, Sandra Axelrud Saffer, também reconheceu a importância do prêmio. A executiva da entidade recebeu o prêmio pelo Projeto de Resgate do Patrimônio Histórico junto ao presidente da entidade, Ricardo Antunes Sessegolo.
Veja abaixo a lista dos outros ganhadores do 11º Prêmio CBIC de Responsabilidade Social:
Categoria Empresa
Programa Conta Gotas, da Toctao Engenharia, uma iniciativa que reduz o desperdício e promove o reaproveitamento de água em diversas esferas.
Projeto Florescer, da Reserva Camaragibe. É um de desenvolvimento da comunidade a partir da qualificação profissional. O objetivo é capacitar as pessoas do entorno do empreendimento para que possam ocupar os postos de trabalho gerados. O programa já qualificou mais de mil pessoas e 60% delas já foram contratadas. A meta é qualificar 12.500 profissionais.
Categoria Seconci
Projeto Construindo Saúde, do Seconci-MG. Uma iniciativa que leva saúde aos canteiros de obras, com o objetivo de mobilizar trabalhadores e gestores na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis.
Categoria Reconhecimento Social
Seconci-TAP. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foi fundado em 1994 e oferece serviços em medicina assistencial, ocupacional e atendimento odontológico ao trabalhador, além de promover iniciativas preventivas e educativas sobre segurança do trabalho, que promovem o desenvolvimento do setor.
Acompanhe a série de matérias sobre o vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social no informativo CBIC Mais. Na próxima semana, o CBIC Mais entrevista os vencedores na categoria Empresa: o Programa Conta Gostas e o Projeto Florescer da Reserva Camaragibe.