
AGÊNCIA CBIC
Dia Nacional da Construção Social em Sapucaia recebe 1.668 pessoas e presta 18.359 atendimentos
O Sinduscom-SL e o Sesi comemoram os resultados positivos do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) evento ocorrido neste sábado, dia 17 de agosto, no horário das 9h às 16h, na Av. Lúcio Bittencourt, nº 1080, em Sapucaia do Sul.
Foram prestados 18.359 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer e cidadania a 1.667 trabalhadores dos setores da construção e do mobiliário e seus familiares, que prestigiaram a iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O tema escolhido para nortear as ações deste ano foi Educação para a Vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade. O evento ocorreu igualmente em 33 localidades de 22 unidades da federação. Segundo o presidente do SINDUSCOM-SL, engenheiro Julio Cezar Steffen “o resultado ultrapassou a expectativa inicial comprovando que a iniciativa já se consolidou na região”. Referente ao tema desta edição, Steffen destacou que “a ideia veio ao encontro do viés, que norteia o trabalho da entidade, que tem como foco o resgate e a valorização da profissão, através da educação”.
Na ocasião, divulgou oficialmente a notícia de que o Sistema FIERGS já aprovou a criação da Escola da Construção SINDUSCOM-SL – SENAI, em Sapucaia do Sul. “Numa área de aproximadamente 3.100m² serão construídos três pavimentos, totalizando 2.900m², nas proximidades do SESI do município, contemplando a construção e o mobiliário”, afirma. “Este projeto já aprovado está em andamento e provavelmente em 2014 estará em construção”, registra Steffen, destacando um agradecimento especial ao vice-presidente Financeiro da entidade, Marcelo Daudt, “que há anos está empenhado em trazer a escola para o município, que já demonstrou ter uma vocação para a construção”.
A solenidade também foi prestigiada pelo diretor-superintendente do SESI-RS, Edison Lisboa, que igualmente enfatizou a importância do tema escolhido, pois sem educação, nada é conquistado. “Esta rede formada por entidades, empresas, parceiros e trabalhadores é responsável por alavancar esta iniciativa”, informando também que “o SESI fará um novo prédio, em substituição ao atual, para atender com uma estrutura ainda melhor a região”, informou Lisboa.
Para o representante da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, José Sirlon Oliveira Ribeiro “estamos orgulhosos de afirmar que trabalhamos na construção civil”, enfatizou agradecendo às empresas parceiras dos trabalhadores e solicitando aos organizadores, que a próxima edição do DNCS seja mantida em Sapucaia do Sul. A iniciativa foi também enfatizada pelo secretário municipal de Educação do município, Edson Portilho, que representando o prefeito Vilmar Ballin, argumentou que o evento já está inserido nas festividades do município, que neste ano completa 52 anos.
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário interagiu com a festa, com um estande especial e através do sorteio de duas bicicletas ao final do evento. Os ganhadores foram Ricardo Barde, da empresa Grepol e a pequena Stephane Rosa Bampi, de apenas dois anos, neta de James Rosa, que trabalha na Brasilit.
PARCEIROS DO DNCS – Sistema FIERGS, através do SESI e SENAI, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, Caixa Econômica Federal, Banco de Alimentos Vale do Sinos, CDL Esteio, Instituto Embelleze, Mulheres em Construção e Unisinos, tendo como co-realizadores a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, São Sebastião do Caí, Sapiranga e de São Leopoldo.
PREMIAÇÕES NO DNCS – Os 1.667 participantes do Dia Nacional da Construção Social usufruíram dos diversos serviços oferecidos, no horário das 9h às 16h, no Centro de Atividades do Trabalhador, em Sapucaia do Sul, junto ao SESI, Av. Lúcio Bittencourt, nº 1080.
Todos os serviços, inclusive o almoço, foram oferecidos gratuitamente pelo SESI, empresas e instituições parceiras. Os trabalhadores tiveram acesso gratuito, também, ao transporte de ônibus, a cada meia hora, que circulou da Estação Sapucaia em direção ao SESI.
Com o objetivo de estimular os familiares dos trabalhadores das indústrias da Construção e do Mobiliário, a refletirem sobre a importância do respectivo trabalho para o desenvolvimento do Brasil, foi lançado o 2º Concurso de Desenhos destinado aos filhos dos trabalhadores.
As crianças, que participaram do Concurso de Desenhos, foram premiadas.
Categoria 4 a 6 anos
1° lugar – Valquíria Moraes dos Santos – Construtora Premold – 6 anos
2° lugar – Izadora Schielly Matos dos Santos – Colmeia Containers – 5 anos
3° lugar – Júlia Freitas Archidamini – Construtora Premold – 4 anos 3° lugar – Samuel Martins de Oliveira – Indústria de Móveis Herval – 6 anos Categoria 7 a 8 anos 1° lugar – Fellipe Feistauer Lencina Cruz – Brasilit Saint-Gobain – 7 anos 2° lugar – Gabriela Araujo de Oliveira – Construtora Premold – 7 anos Categoria 9 a 10 anos 1° lugar – Samuel Feistauer Lencina Cruz – Brasilit Saint-Gobain – 10 anos 2° lugar – Izabela Carolina Granado da Silva – Romagnole Produtos Elétricos – 9 anos 3° lugar – Maisa Eduarda das Chagas de Mi – Romagnole Produtos Elétricos – 9 anos Demais participantes: João Lucas Rasquinha Silva – Kaefe Engenharia – 4 anos (Brinde Garrafa/Squeeze Infantil) Myrella da Silva de Castro – Romagnole Produtos Elétricos – 5 anos (Brinde Garrafa/Squeeze Infantil) Thalia Maria Gonçalves da Silva – Construtora Premold – 6 anos (Brinde Presente) Marina Weber Giehl – Indústria de Móveis Herval – 6 anos (Brinde Presente) Matheus Feistauer Lencina Cruz – Brasilit Saint-Gobain – 10 anos (Brinde DVD Masculino) Os três primeiros classificados foram premiados com um lego. O pai ou a mãe dos vencedores receberam um netbook. Na ocasião também ocorreu a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Slogan da SIPAT Comunitária Itinerante. As atividades foram realizadas de 05 a 16 de agosto, nas sedes e nos canteiros de obras das 12 empresas participantes, envolvendo mais de dois mil trabalhadores da construção e do mobiliário. Os palestrantes e demais profissionais percorreram as empresas engajadas ao projeto, nos municípios de Dois Irmãos/ Novo Hamburgo, Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Uma unidade móvel, equipada com cadeiras, telão, projetor, laptop, banner e vídeos, viabilizou, durante duas semanas, o acesso ao conteúdo da SIPAT Comunitária Itinerante. A promoção foi do SINDUSCOM-SL em parceria com o SESI tendo como assuntos NR 35 – Trabalho em Altura, a cargo da Contécnicos; Prevenção ao Uso de Drogas, Brigada Militar; Meio Ambiente, SMS Global; DST/ AIDS, Grupo Hospitalar Conceição e Educação para a vida e a saúde, sob a responsabilidade do SESI. 1° lugar: “Educação para a vida, um aprendizado diário, com atitudes e conscientização” – Juliani Aschidamini – Construtora Premold – TABLET 2° lugar – Valdir Borges da Silva – Construtora Premold – CELULAR SMARTPHONE 3° lugar – Valquíria Mildner – Baliza Empreendimentos Imobiliários – BICICLETA Depoimentos
***Para Franciele Matos e Lucas Reis, funcionário do setor de produção, da Isdralit, há três anos, a atividade movimentou o pessoal da construção. “Tivemos a oportunidade de passear com a família, levar as crianças para brincar e ainda almoçamos sem custo nenhum”, comenta. “Foi um dia perfeito”, registra Lucas também acompanhado da irmã Rafaela e do filho Bernardo Reis. ***O pequeno Gustavo Matias, de seis anos, filho de Rosimara Matias e de Isaquiel, do setor de máquinas, da Isdralit, aprovou plenamente a festa. “A programação foi muito legal, com muitas atividades para a família, além do almoço e do ônibus com uma biblioteca cheia de livros infantis para a gurizada”, destaca o trabalhador. ***Na opinião de Solano de Freitas, funcionária há cinco anos da Olaria Daudt, o dia foi muito bem aproveitado. “No ano passado também estivemos prestigiando a festa, que reúne a família toda, com refeição, muitas atividades, brinquedos e sorteio de brindes”, afirmou o trabalhador acompanhado pela esposa Patrícia e pela filha Morgana, com nove meses.
***Bia Kern, reconhecida pelo trabalho pioneiro com mulheres, repetiu a participação com um estande voltado à qualificação e divulgação do projeto Mulheres em Construção. “Participamos com 20 mulheres desta festa pela cidadania, com oficinas de assentamento de tijolos com massa pronta, onde atendemos cerca de 100 pessoas interessadas em fazer cursos ou até mesmo conhecer melhor a iniciativa”, justifica Bia, que destacou o sucesso da atividade e dos diversos projetos em andamento.
***O empresário Délcio Luiz Chiamenti, de Sapiranga, integrante da diretoria do SINDUSCOM-SL, participou pelo segundo ano, juntamente com a esposa Gleci e a filha Eduarda, de quatro anos. “Quem prestigiou a iniciativa pode aproveitar muito, pois os serviços oferecidos foram variados e teve muita diversão em família, aliás, uma característica desta edição”, complementa. “Foram muitas atrações para as crianças, que contagiaram também os adultos”, afirma Gleci, que já garantiu que desejam prestigiar igualmente das próximas edições do Dia Nacional da Construção Social.
Mais informações sobre o evento junto ao site www.sinduscom.org.br ou pelo telefone 3590-7740.