Portal Nacional de Seguros
Essor Seguros e CBIC apresentam modalidades de seguros para construção civil
Garantia de entrega de obra e da qualidade pelo período de 10 anos são opções que protegem o consumidor contra atrasos e danos estruturais
A Essor Seguros participou do road show “Os seguros para obras”, que teve o primeiro encontro realizado em Belo Horizonte, no dia 7 de maio, na sede do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF). A ideia do workshop, que ainda vai percorrer outras capitais, é reunir as indústrias de seguros e de construção civil para que sejam apresentadas opções de proteção para estes mercados. Entre os palestrantes estavam o diretor executivo da Essor Seguros, Fábio Pinho, e a coordenadora do Convênio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Rossana Costa.
Atuando no Brasil, com o objetivo de garantir ao consumidor a conclusão das obras de construção civil e de ajudar na qualidade técnica das construções, a Essor Seguros, apresentou aos participantes o Seguro Decenal, o qual garante a qualidade da obra pelo período de 10 anos após o seu término. O produto inédito no Brasil, foi lançado em novembro passado, em parceria com a CBIC. De acordo com Fábio Pinho, tal modalidade já é comum na Europa, sendo, inclusive, obrigatória em alguns países. “Pode ser que se torne obrigatório no Brasil também, mas é algo que leva tempo. Na Espanha, por exemplo, foram oito anos”, conta.
O seguro, que pode ser adquirido tanto por construtoras, incorporadoras e fundos de investimentos, é voltado para qualquer tipo de obra civil que já esteja em construção em fase inicial ou a se iniciar, sejam prédios, aeroportos, shopping center, entre outras. “Podemos fazer o acompanhamento de toda a obra, para prever possíveis problemas futuros e conseguirmos evitá-los”, diz. Ele exemplifica com casos de desabamento de dois edifícios residenciais em Belo Horizonte, nos bairros Caiçara e Buritis. Ambos foram ocasionados em decorrência de erros de projetos e defeitos estruturais que poderiam ter sido evitados, caso tivessem contratado uma assessoria técnica para avaliar os riscos. Outros problemas típicos apontados por ele são rachaduras estruturais, afundamento de solo e fissura.
O Seguro Decenal, comercializado exclusivamente pela Essor, garante a qualidade estrutural, impermeabilização e fachada. “O principal beneficiado com o seguro será o usuário final, que precisa ter a certeza da qualidade envolvida no processo construtivo”, afirma Fábio. A estimativa é que, nos próximos três anos, a companhia tenha uma importância segurada em obras de, aproximadamente, R$ 1,3 bilhão. Além disso, o executivo conta que este seguro seria extremamente viável e aplicado aos projetos sociais do Governo, como o programa Minha Casa Minha Vida.
Entrega da Obra – À convite da Essor, a CBIC também participou do workshop, apresentando um produto criado pelo convênio, comercializado pela Essor: o Seguro de Garantia de Entrega de Obra. Trata-se do Seguro de Entrega de Obra. “O produto visa garantir a entrega das unidades imobiliárias aos adquirentes, no prazo pactuado no contrato de compra e venda. Diferentemente da maioria dos seguros, que garantem financeiramente a realização do empreendimento, nós garantimos a efetiva entrega dentro do prazo. Desta forma, a apólice só vence a partir da entrega e não da emissão do Habite-se”, explica a coordenadora do Convênio da CBIC, Rossana Costa.
Este Seguro foi desenvolvido pelo núcleo de Convênio de Seguros da CBIC, durante o período de 12 anos. “Levantamos dados e conceitos com os seguradores e incorporadoras, para, então, desenvolvermos o produto e disponibilizá-lo para o mercado brasileiro”, declara Rossana. Assim como o Seguro Decenal, o Seguro de Entrega da Obra também beneficia o consumidor final, que terá o imóvel no prazo esperado de acordo com a regulamentação do Patrimônio de Afetação, ao quais as incorporadoras devem aderir para poder adquirir o produto.
Segundo Hélder Lara Barbosa, presidente da Todo Risco Corretora de Seguros, patrocinadora do evento junto com a Essor, o principal objetivo do workshop foi esclarecer aos participantes os seguros existentes para Obras para que possam identificar a finalidade de cada um deles. Julgamos importante também apresentar aos corretores esta novidade que a Essor está lançando: o Seguro de Qualidade Decenal, que não tem similar no nosso mercado. Oportuno também mostrar que a Essor, em parceria com a CBIC, deu uma nova cara ao seguro de garantia do incorporador, criando o seguro de "Garantia de Entrega de Obra", único capaz de garantir 100% do valor do imóvel adquirido em planta.
O vice-presidente do Sindseg MG/GO/MT/DF, Ângelo Vargas, destacou que “estes produtos chegam ao mercado em um momento oportuno. “A oferta vai ao encontro do que o país está vivenciando: um grande crescimento das obras, principalmente em função dos grandes eventos que aqui serão sediados, como a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas”, finaliza.
|