Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/01/2013

Obra pública puxa indústria de material de construção

"Cbic"
30/01/2013

DCI – Comércio, Indústria e Serviços/SP

Obra pública puxa indústria de material de construção

Juliana Estigarríbia
 Otimismo do mercado é confirmado por empresas como a Saint-Gobain, que investe R$ 125 mi para dobrar a produção de placas de gesso
 Em meio ao anúncio de importantes ciclos de obras para o País, a indústria de material de construção se prepara para atender à demanda. É o caso da Placo, empresa do grupo Saint-Gobain, que investiu R$ 125 milhões para dobrar a sua capacidade de produção de placas de gesso (drywall) . O otimismo da companhia francesa é uma confirmação das expectativas do setor, que projeta para os segmentos de infraestrutura (basicamente o de obras públicas) e imobiliário (empreendimentos residenciais, hotéis, shoppings centers e estabelecimentos comerciais) índices de crescimento maiores que os registrados em 2012.
 "No ano passado, tivemos uma redução do ritmo de obras de infraestrutura e do mercado imobiliário, segmentos que sofrem diretamente com o ambiente econômico. Porém, o cenário melhorou e projetamos um 2013 mais favorável para o setor", afirmou ao DCI o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover. Após registrar um crescimento de 1,4% em 2012, Cover afirma que o setor deve crescer 4,5% neste ano, com o que Cover chama de "surpresa" no segmento de infraestrutura. "A partir do mês que vem, grandes leilões para concessões em diversas áreas devem impulsionar o mercado de material de construção. Os resultados começarão a aparecer, de fato, a partir do segundo semestre, quando as obras devem iniciar", ressalta o presidente da Abramat.
 Segundo Cover, o varejo – responsável por metade das vendas da indústria de material de construção – deve continuar com um crescimento expressivo em 2013, podendo chegar a 8%. Já o segmento imobiliário deve crescer até 4%, enquanto que o nicho de infraestrutura deve ter uma alta de 5%. "Considerando que no ano passado houve uma queda de quase 10% das vendas, nossa projeção para essa área é considerada atípica", diz Cover.
 De acordo com dados da Abramat, nos últimos seis meses o nível de utilização da capacidade instalada se manteve entre 80% e 83%. "Estamos preparados para atender a um possível aumento da demanda", diz Cover. Apoiada nessa possibilidade de alta dos pedidos, a Saint-Gobain irá construir uma nova planta de drywall em Feira de Santana (BA).
 "Estamos com a capacidade de drywall lotada, atualmente. A construção a seco é a resposta para a produtividade que o Brasil precisa", afirma o diretor-geral da Placo do Brasil, Stênio Almeida. De acordo com o executivo, a companhia será a única entre os quatro players que atuam no País a ter duas fábricas do produto.
 Almeida explica que, a partir do 2º trimestre de 2014, a Placo já começará a operar sua nova planta com 50% da capacidade total. E a escolha do local não foi à toa. "Optamos pela Bahia para atender ao mercado do nordeste, que está em franca expansão", diz. A outra unidade de drywall da Saint-Gobain fica em Mogi das Cruzes (SP) e, juntas, as duas somam uma capacidade instalada de 40 milhões de m².
 Almeida acredita que não só os empreendimentos comerciais, como hotéis e shoppings centers, possam consumir o drywall, o que justifica o alto investimento. "A construção a seco representa até 30% de rejeitos a menos no canteiro de obras em relação à tradicional. A produtividade é bem maior, por isso acredito que as classes Ce D também possam usufruir desses benefícios", diz o executivo. Apesar de uma parede de drywall levar cerca de um dia para ser levantada, atualmente esse tipo de material ainda sofre resistência, no Brasil, por ser um mais caro.

 

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Junho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADEMI-AM
Sinduscon-BA
Sinduscon-AP
Sinduscon-TO
Sicepot-RS
Sinduscon-MS
Sinduscon-AM
Sinduscon-SM
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea