DCI Online/SP
Confiança do empresário industrial recua
BRASÍLIA – O otimismo do empresário industrial brasileiro apresentou uma leve queda em dezembro. Conforme divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confi…
BRASÍLIA
O otimismo do empresário industrial brasileiro apresentou uma leve queda em dezembro. Conforme divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) deste mês ficou em 57,4 pontos. Isso representa retração de 1 ponto em relação a novembro, quando foi alcançada a marca de 58,4 pontos. Apesar do recuo em relação ao mês anterior, o otimismo ainda é maior que em dezembro de 2011, quando o Icei marcou 55,0 pontos. A média histórica do Icei é de 59,3.
De acordo com a entidade, duas razões provocaram a queda da confiança em dezembro na comparação com novembro. O primeiro motivo é a sazonalidade, com o fim das encomendas de fim de ano. Além disso, a confederação lembra que a recuperação da atividade industrial continua ocorrendo de forma lenta e com interrupções. A queda da confiança em dezembro de 2012 foi mais significativa do que em meses de dezembro dos dois últimos anos.
Por setores de atividade, o Icei apresentou pequenas oscilações na indústria da construção (58,7 pontos em dezembro, ante 58,9 pontos em novembro) e na indústria extrativa (58,6 pontos em dezembro, ante 58,5 pontos no mês passado). Mas houve nítida queda na indústria de transformação (56,4 pontos em dezembro, ante 57,6 pontos em novembro). Segundo a CNI, na indústria de transformação o índice caiu em 19 dos 28 setores pesquisados.
O Icei varia de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam otimismo e pessimismo até 50.
|