
AGÊNCIA CBIC
Rio + 20: Brasil e Reino Unido assinam acordo para criação do Parque de Inovação e Sustentabilidade
Foi assinado ontem, dia 19 de junho, no pavilhão do Reino Unido na Rio + 20, acordo entre os governos do Reino Unido e do Brasil que visa a promoção da Inovação Científica e Tecnológica e a instalação do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído, conhecido como Pisac.
O evento contou com as presenças do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; do chefe do Conselho Científico da HMG, John Beddington; da professora Raquel Blumenschien, da LACIS/FAU/UNB; do presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, e do diretor da BRE Internacional, Orivaldo Barros, entre outras autoridades de representações inglesas e brasileiras.
Durante a assinatura do acordo, o embaixador britânico Alan Charlton expressou apoio da HMG à colaboração transnacional entre a empresa inglesa Building Research Establishment (BRE), a Universidade de Brasília (UnB) e a CBIC, no parque de inovação em Brasília.
O ministro Marco Antônio Raupp também saudou a colaboração entre as três organizações pela criação do Parque de Inovação e lembrou que ciência e tecnologia é uma questão que impulsiona a sociedade e o governo. “O setor privado no Brasil deve inovar e fazer mais ciência. Estou muito satisfeito em apoiar a parceria entre a BRE e a CBIC”, disse o ministro.
De acordo com John Beddigton, o Reino Unido é o segundo maior parceiro do Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação e o governo britânico deseja continuar a fortalecer os laços com o Brasil nesse campo de atuação.