
AGÊNCIA CBIC
20/10/2011
Não existe bolha no mercado imobiliário brasileiro, afirma empresário do setor
![]() |
20/10/2011 :: Edição 201 |
Portal VGV /BR 20/10/2011
Não existe bolha no mercado imobiliário brasileiro, afirma empresário do setor
De volta à baila, a discussão se a alta atual dos preços dos imóveis pode ser uma bolha. Alguns especialistas começam a questionar a consistência do mercado e da possível geração de uma bolha imobiliária quando acontece qualquer aumento ou desvio de preço no setor de habitação.
No Brasil, o crescimento da demanda, a elevação do crédito e o aumento do número de pessoas que investem em imóveis favorecem a valorização imobiliária. Mas isso não constitui uma bolha, já que ainda há déficit de moradias e temos uma regulamentação financeira forte, todos esses fatores ajudam a reduzir o risco de queda nos preços.
A bolha imobiliária se forma quando há um aumento infundado nos preços praticados por metro quadrado, como aconteceu nos EUA, em 2008, quando os preços tiveram uma alta muito grande por conta do excesso de crédito e da especulação dos investidores, que compravam para revender visando um lucro no curto prazo.
No Brasil, o crescimento da demanda, a elevação do crédito e o aumento do número de pessoas que investem em imóveis favorecem a valorização imobiliária. Para Alexandre Lafer Frankel, diretor presidente da Vitacon Incorporadora “nosso país tem regras fortes para financiamento de imóveis. O que está acontecendo é uma recuperação de um mercado que, por falta de financiamento habitacional, ficou parado por mais de duas décadas.” Frankel defende que no Brasil o crédito imobiliário está crescendo agora e não temos quadro na nossa economia que sinalize para bolha, “temos sim é um mercado carente de habitações”.
|
![]() |
![]() |