
AGÊNCIA CBIC
CBIC reúne academia, governo e empresas em torno da inovação
Uma grande aprendizagem. Este foi o balanço, na opinião do professor Francisco Cardoso, da oficina Elementos para a Formulação de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Construção. Vice-presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Cardoso foi um dos organizadores do evento, realizado nesta terça-feira (04) na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Brasília.
“O tema é muito amplo, complexo. O importante é que as discussões travadas hoje (4 de outubro) deram o primeiro passo para a construção de uma agenda de ciência, tecnologia e inovação para o setor da construção no país”, disse Cardoso, que também coordena o projeto de ciência e tecnologia do PIT/CBIC.
Durante todo o dia, mais de 70 profissionais, entre representantes de universidades, governo federal, empresas e entidades setoriais, debateram os desafios para a formulação de uma política de C&T&I para o setor da construção no país.
Os gargalos observados foram muitos. “A situação da inovação no Brasil é preocupante. O investimento é mínimo. Governos e empresários precisam desenvolver ações em conjunto”, defendeu o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcus Túlio de Melo.
Por outro lado, com trabalho em conjunto dos diferentes atores ligados ao assunto, a situação tem tudo para melhorar. “A inovação propicia bons empregos, capacitação de mão de obra, novas tecnologias. O desafio é inovar e agregar as técnicas inovadoras ao setor”, afirmou o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins.
O representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto, disse que é fundamental a sinergia entre Poder Público, empresas e centros de pesquisa para uma efetiva política de construção na área da construção.
Para dar seguimento às discussões iniciadas nesta terça-feira (4/10) em Brasília e encontrar soluções que permitam agregar C&T&I à indústria da construção, novas oficinas serão promovidos pela CBIC em São Paulo (24 de outubro) e Florianópolis (30 de novembro). Outros dois encontros acontecerão em 2012.
Há 4 anos
Esta série de oficinais faz parte do Programa Inovação Tecnológica (PIT). Desenvolvido pela CBIC desde 2007, a ação analisa e define diretrizes para o desenvolvimento e difusão de inovação tecnológica na construção civil.
O PIT listou nove áreas prioritárias que devem ser trabalhadas para que a inovação realmente se dê no setor: tributação compatível com a industrialização e inovação; normas técnicas; inovação em obras públicas; código de obras nacional; difusão da inovação; capacitação para a inovação; C&T para inovação na construção; conhecimento para a inovação; coordenação modular e comitês estaduais de inovação.
São as áreas citadas acima que estão servindo de base para as discussões que se iniciaram hoje e continuam no próximo dia 24, em São Paulo. Mais informações sobre o programa no site www.pit.org.br .