Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/09/2011

Fundação Vanzolini investe em BH

"Cbic"
16/09/2011 :: Edição 178

 

Jornal Diário do Comércio – MG/MG 16/09/2011
 

Fundação Vanzolini investe em BH

Em parceria com a EcoConstruct, empresa vai aplicar 5 cursos Aqua.  

 No período de outubro a dezembro, professores da Fundação Vanzolini e uma equipe da empresa de consultoria EcoConstruct Brazil, com sede em Belo Horizonte, vão aplicar cinco tipos de cursos Aqua (Alta Qualidade Ambiental) para profissionais mineiros. Essa iniciativa tem como missão oferecer capacitação para profissionais com atuação no setor da construção civil sustentável e apresentar os referenciais técnicos de avaliação e certificação da Aqua de edifícios, formada por critérios de sustentabilidade que auxiliam na redução do impacto ambiental e na melhoria das condições de conforto e saúde das obras em todo o país. Os cursos contam com apoio das entidades Crea-MG e IAB-MG.
 Segundo Bruno Casa Grande, executivo de negócios do processo Aqua na Fundação Vanzolini, Minas Gerais aponta para um cenário promissor em relação à sustentabilidade ambiental no setor da construção civil. "Hoje, temos diversos empreendimentos que têm interesse em obter uma certificação verde, como o Aqua. Habitações populares, hotéis, escritórios e indústrias procuraram a Fundação Vanzolini para obter essa certificação. Temos uma excelente projeção de negócios para o Estado e os indicadores setoriais confirmam crescimento para os próximos anos e demanda crescente nos bens duráveis."
 Com duração de quatro horas, os cursos serão realizados nos meses de outubro a dezembro. Podem participar arquitetos, engenheiros, gestores, empreendedores e profissionais que atuam no segmento da Aqua no setor da construção civil. O prazo de inscrições varia de acordo com cada tipo de curso. Ao todo são cinco tipo de cursos: Introdução do Processo de Certificação Aqua; Domínio do Referencial Técnico Aqua (SGE); Edifícios Comerciais e de Serviços; Edifícios Habitacionais e Formação de Auditor Aqua.
 "Em nosso país, o Processo Aqua, desenvolvido e adaptado com normas brasileiras pela Fundação Vanzolini, maior certificadora da construção civil do Brasil, vem ganhando cada vez mais a adesão de construtoras e incorporadoras no país. Criada em 2008, já conta com 40 edifícios e um conjunto habitacional (80 casas) certificados em diferentes fases (Programa, Concepção, Realização e Operação)."
 A certificação Aqua (www.processoaqua.com.br  ) se baseia em 14 critérios de desempenho sustentável divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde. Isso abrange as fases de programa, concepção (projeto), realização (construção) e operação e uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente ao longo de toda a sua vida útil, incluindo a fase de construção e a fase de operação e uso, consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos, além de proporcionar melhores condições de conforto e saúde aos seus usuários.
 Além disso, a certificação Aqua é bem diferente das certificações "verdes" existentes no mercado brasileiro da construção civil. Sua aplicação é mais exigente, pois todos os critérios devem ser atendidos, o que é verificado por meio de auditorias presenciais em todas as fases. Ao mesmo tempo, permite maior flexibilidade quanto às soluções de projeto, que são adotadas em um projeto coerente, de acordo com a realidade brasileira, considerando região, clima, vegetação, comunidade local, entre outros critérios. Outro detalhe importante no processo Aqua, é que durante a fase de projeto são consideradas soluções passivas e ativas para a redução de impactos ambientais e custos operacionais da construção.
 Soluções ativas e passivas – Entre as soluções passivas, que podem ser empregadas sem custo adicional, estão a orientação das fachadas de modo a obter melhor iluminação natural, insolação, sombreamento, ventilação, menor exposição ao ruído; cobertura destacada do forro, para melhora da ventilação natural; e sombreamento das faces ensolaradas com utilização de vegetação para reduzir o calor no interior do imóvel. Se forem adotadas já na fase do projeto arquitetônico a habitação sustentável pode ter um custo similar ou menor que a convencional. Já as soluções ativas podem incluir adoção de vasos sanitários com descarga de seis litros, torneiras e chuveiros economizadores, sistemas de aproveitamento de água da chuva e reuso de água, lâmpadas de alta eficiência energética, uso de energia solar para aquecimento da água, entre outros.
 Segundo Casa Grande, hoje em dia, é necessário repensar o conceito de custo da obra, levando em conta também a fase de operação, cujo custo, ao longo dos anos, é muito maior do que o valor gasto na construção. Em um horizonte de 30 anos, do custo total de construção e operação de um edifício, cerca de 20% correspondem à construção e 80% à operação.
 "Ou seja, se um edifício for sustentável e, conseqüentemente, tiver custos operacionais mais baixos, os investimentos adicionais eventualmente realizados na fase de construção terão um rápido retorno", destaca Martins. "No Brasil, ainda não existem números relacionados a construções sustentáveis. Mas, na Europa, o período de retorno do investimento em uma obra sustentável gira em torno de dois a seis anos, aproximadamente. Além disso, uma construção sustentável – que pode ser uma casa, um edifício residencial, um hospital, uma escola, uma loja – certamente terá um valor patrimonial mais alto ao longo do tempo do que uma convencional, justamente pela durabilidade e facilidade de manutenção e pelo baixo custo operacional", analisa Casa Grande. 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-AL
Sinduscon-DF
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – MA
ANEOR
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Caxias
ABEMI
Sinduscon-AP
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.