Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2011

V Dia Nacional da Construção Social no Rio mobiliza oito mil trabalhadores do setor

 
Arraial da Ecologia e da Cidadania e final do torneio de futebol são as atrações da festa

Cerca de 8 mil pessoas, entre trabalhadores do setor da construção civil do Rio, familiares e amigos participaram, desde a manhã deste sábado (20), na LESPAM, das comemorações do V Dia Nacional da Construção Social, promovido pela CBIC e organizado, no Rio, pelo Seconci-Rio e pelo Sinduscon-Rio. O “Arraiá da Ecologia e Cidadania” e a final do Torneio de Futebol "Cidadão da Construção Bate um Bolão", que reuniu 30 equipes, foram as atrações da festa.

“Estamos participando apenas de um ensaio de um grande movimento do setor, que é o exercício da cidadania”, explica Sergio Paiva, superintendente do Seconci-Rio. “A partir daqui, o trabalhador aprende que a construção civil não realiza um evento como este com caráter assistencialista, nem opera dessa maneira. O setor promove a participação das pessoas ao longo de todo o ano, possibilita o crescimento do cidadão, permite o desenvolvimento de novas idéias, oferece os mais diversos serviços e consolida nas pessoas a necessidade da preservação da saúde, da prática de esportes e da importância do lazer na vida de todos nós, sempre com o envolvimento da família”, completa.

Para Sergio Paiva, “o Dia Nacional deveria ser comemorado duas vezes ao ano, tal a dimensão do evento. Aqui no Rio, em que promovemos o torneio de futebol, percebemos que a mobilização acontece durante todo o ano, com a expectativa pelo dia da final do campeonato. As empresas se envolvem e isso é de extrema importância para o sucesso da data e da iniciativa”, finaliza.

O “Arraiá da Ecologia e Cidadania” oferece, entre outras atrações, diversas oficinas ecológicas: Oficina Pufe – Confecção de pufe com garrafa pet; Oficina EVA – Confecção de materiais e jogos em EVA; Oficina de Brinquedos – Confecção de brinquedos em garrafa pet; Oficina de Sementeira – Confecção de sementeira em garrafa pet; Oficina de Aquecedor Solar – Confecção de aquecedor solar para exposição; Oficina de Pulseiras – Confecção de pulseiras revestidas em tecido, e Oficina de Jujuba – Confecção de peças com jujuba. Além disso, o público tem à disposição serviços gratuitos de vacinação, aplicação de flúor, rastreamento oftalmológico, shiatsu, verificação de pressão arterial, exame de glicose e colesterol, orientação nutricional, emissão de gratuidade para retirada de 2ª via de documentos, inscrição para cursos de capacitação, corte de cabelo, desfile e exposição de moda com material reciclável, distribuição de mudas, realização de caricaturas, consulta ao SPC, além do Espaço Cultural Itinerante com o Jogo da Segurança, Internet e Biblioteca. A CEDAE montou uma miniestação de tratamento de água e, nas dezenas de barraquinhas espalhadas pelo ginásio da LESPAM são oferecidos salgados, doces e comidas diversas. Para as crianças há jogos eletrônicos, brinquedos e infláveis. O Sesi oferece duas tendas com terapias orientais, aplicadas pela equipe Saúde Plena.
 
O Seconci-Rio vai coletar, em um livro, a assinatura de todos os presentes à comemoração pelo V Dia Nacional da Construção Social. O documento “Eu cuido do meu meio-ambiente” será levado para a entidade e, até o ano que vem, encaminhado a canteiros de obras e a todas as atividades desenvolvidas pelo setor, sensibilizando operários sobre a importância da preservação do meio-ambiente. No dia 4 de junho de 2012, ele será entregue aos coordenadores da Conferência Rio +20, promovida pela ONU no Rio, demonstrando a preocupação e a mobilização da construção civil carioca sobre o tema.  “O Seconci e o Sinduscon realizam uma série de atividades, campanhas e cursos que promovem a preocupação do setor com o meio-ambiente”, destaca Ana Cláudia Gomes, coordenadora de Relações Institucionais do Seconci-Rio. “A construção civil tem preocupação com o meio-ambiente e durante todo o período do Dia Nacional vamos mostrar, nas muitas barraquinhas do Arraial, como preservar o meio-ambiente, com atitudes conscientes nos hábitos de consumo”, completa.

O Torneio de Futebol "Cidadão da Construção Bate um Bolão" teve como vencedoras das primeiras etapas as empresas DOMINUS, Gafisa e Santa Cecília. As entidades carentes Fundação de Desenvolvimento Social, Paróquia Imaculada do Recreio e Retiro dos Artistas foram beneficiadas com a doação de 450kg de alimentos não perecíveis, realizadas pelos jogadores participantes do campeonato.

Fonte: Seconci e Sinduscon do Rio

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-PR
Sinduscon-PR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon Sul – MT
ASBRACO
Aconvap
Sinduscon-MA
ADIT Brasil
Ademi – SE
Sinduscon-MT
Sinduscon-MG
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.