
AGÊNCIA CBIC
Sinduscon-MA e Caema analisam viabilidade técnica do MCMV 2
Representantes do Sinduscon-MA e da Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão (Caema) estiveram reunidos nesta semana para discutir a viabilidade técnica das obras do Programa Minha Casa Minha Vida 2.
O Maranhão será um dos estados mais beneficiados, com cerca de 160 mil novas habitações.
O estado foi destaque nacional na contratação da primeira fase do programa, lançado pelo ex-presidente Lula. Foram mais de 36 mil habitações contratadas, beneficiando famílias de 0 a 3 salários mínimos.
O maior desafio da fase 2 do programa federal será equilibrar o custo/benefício dos projetos habitacionais.
Um dos problemas técnicos mais graves, no Maranhão, refere-se ao abastecimento de água potável e tratamento de esgotos nos empreendimentos, que chegarão a ter de mil a três mil casas.
Em função disso, durante a reunião o Sinduscon solicitou à Caema uma parceria baseada em orientação técnica para que os projetos de construção de moradias sejam viabilizados, com redução dos efeitos dos problemas de água e esgoto.
Para o presidente do Sinduscon-MA, João Alberto Mota Filho, a participação da Caema é vital para que o Maranhão continue a ser um destaque na construção de moradias populares.
“Com o apoio e a participação da companhia no acompanhamento técnico, os projetos serão executados em tempo mais rápido. Isso quer dizer que as famílias maranhenses vão esperar menos para realizar o sonho da casa própria”, disse Mota.