Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/08/2011

Caixa é proibida de fazer venda casada de seguro

"Cbic"
02/08/2011 :: Edição  148

 

DCI OnLine/SP 02/07/2011
 

Caixa é proibida de fazer venda casada de seguro

Liminar da Justiça proibiu a Caixa Econômica Federal de praticar venda casada nos consórcios de imóveis. A decisão atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal em Uberlândia (Minas Gerais) em ação civil pública ajuizada em março.
 A venda casada é considerada prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor e também configura crime segundo a Lei de Crimes Financeiros. Segundo o MPF, a Caixa vem fazendo venda casada nas cotas de consórcios de imóveis ao obrigar o cliente a também adquirir um seguro de vida (Seguro Habitacional Compreensivo-Vida), que é incluído automaticamente, e cobrado a partir da segunda prestação do consórcio.
 A Justiça concordou com os argumentos do MPF e considerou evidente a prática ilegal de venda casada pela Caixa, já que o contratante que adere ao consórcio de imóveis não tem meios para se opor à exigência e acaba contratando o seguro oferecido. Foi destacado também eventual prejuízo causado aos consumidores, que ficam sem condições de efetuar "pesquisa no mercado de eventual seguro que contemple melhores condições".
 A liminar faz referência a diversas outras decisões contra a Caixa por venda casada no oferecimento de seus produtos, entre eles o financiamento habitacional e até mesmo em programas federais, como o Construcard.
 Os consumidores deverão ser orientados de que, mesmo quando o seguro se tornar exigível após a contemplação, eles poderão contratá-lo com qualquer empresa idônea, à sua escolha. Os contratos deverão agora avisar que o consumidor não é obrigado a contratar produto que não seja de seu interesse.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-ES
Ademi – MA
ASBRACO
Assilcon
Sinduscon-Brusque
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AC
APEMEC
Sinduson – GV
Ascomig
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.