Jornal O Estado de S.Paulo/BR – 05/06/2011
sebrae sonda oportunidade de negócios para copa
Edna Simão – O Estado de S.Paulo
Com o diagnóstico de que há espaço para as micro e pequenas empresas (MPEs)
ampliem seus negócios com o governo e também com grandes companhias, o Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) iniciou um
mapeamento para identificar oportunidades de negócios com a realização da Copa
do Mundo de 2014. Neste projeto, o Sebrae vai investir R$ 79,3 milhões entre
2011 e 2013. "Se as pequenas não se qualificarem vão perder a onda e as
grandes empresas poderão adquirir produtos de fora", disse o presidente da
entidade, Luiz Barretto.
Setores prioritário. Nesse levantamento, o Sebrae priorizou nove setores
para atuação das pequenas: construção
civil, tecnologia da informação, turismo, produção associada ao turismo,
comércio varejistas, serviços em geral, vestuário, madeira e móveis e
agronegócios. Em análise preliminar foram identificadas 448 oportunidades de
negócios, sendo 128 na construção civil,
98 no turismo, 117 na produção associada e 105 em tecnologia da informação.
A ideia do Sebrae é promover reuniões regionais entre as MPEs e as grandes
empresas nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa. O objetivo é identificar
as necessidades das grandes e promover as parcerias as pequenas.
Segundo Barretto, esse modelo também poderá ser adotado para aumentar a
participação das pequenas na venda de produtos e serviços para obras do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC) e exploração do pré-sal.
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