
AGÊNCIA CBIC
Sanear é Viver visa universalizar o saneamento básico no país
Durante reunião de ontem, dia 31 de maio, em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, destacou o projeto Sanear é Viver, que a CBIC está desenvolvendo em parceria com especialistas, organizações do setor de saneamento e da construção, além de representantes de instituições da sociedade civil ligadas ao tema.
O presidente da CBIC explicou ao ministro Padilha que o projeto tem o objetivo de oferecer ao Governo Federal e à população um conjunto de sugestões que podem contribuir com a evolução das políticas públicas neste setor.
Questionado por Padilha se os pequenos municípios também teriam condições de participar do projeto, Paulo Simão disse que sim, pois a ideia é universalizar o saneamento básico no país.
“O objetivo geral do projeto é fazer com que as companhias estaduais e municipais funcionem. É preciso reestruturá-las, ou seja, melhorar a gestão. É necessário também criar planos regionais levando em conta as bacias hidrográficas, financiados pelo Governo num fundo que ainda deve ser criado”, observa Simão, dizendo que muitos municípios realmente não têm dinheiro e, por isso, é imprescindível que o governo se organize para fazer isso funcionar.
“É claro que o projeto cria condições de participação da iniciativa privada onde for possível. Mas vale reforçar que não tem como não ter subsídios para os municípios mais carentes. Ou o governo subsidia ou então não vai funcionar. É igual ao Minha Casa, Minha Vida: a família que recebe de 0 a três salários mínimos não tem como pagar”, exemplifica Simão.
Segundo ele, é necessário planejar desde agora para que daqui a 20 anos o saneamento esteja universalizado no Brasil.