
AGÊNCIA CBIC
Artigo Científico: CBIC lança produto para as áreas de inovação tecnológica e sustentabilidade
Há cerca de dois anos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vem desenvolvendo ações voltadas para a difusão da inovação tecnológica e da sustentabilidade no setor.
Neste sentido, foram criados o Programa de Inovação Tecnológica (PIT) e o Programa Construção Sustentável (PCS), que têm como meta contribuir para a formulação de políticas públicas que promovam a universalização do acesso a novas tecnologias construtivas.
Para colaborar com esse debate, a CBIC lançou ontem, dia 10 de maio, um novo produto editorial. Trata-se do informe Artigo Científico, que abordará temas da Inovação e da Sustentabilidade.
A primeira edição foi sobre o tema “O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social”, de autoria de Antônio Tarcísio da Luz Reis e de Maria Cristina Dias Lay.
O artigo reforça a importância da sustentabilidade social para o projeto da habitação de interesse social e aponta recomendações projetuais para qualificar a habitação de interesse social, com base em investigações realizadas.
A qualidade das soluções arquitetônicas envolvendo os aspectos estéticos e funcionais do projeto da habitação social determina a eficiência com que o projeto responde às necessidades de seus usuários. Projetos habitacionais para a população de baixa renda da região metropolitana de Porto Alegre são utilizados como objeto de estudo.
A análise dos dados obtidos por meio de questionários, entrevistas, observações de comportamento e traços físicos e levantamentos físicos, possibilita a produção da informação necessária.
Os resultados revelam a importância da consideração dos aspectos físico-espaciais para a qualidade e consequente sustentabilidade do projeto da habitação de interesse social.
Por exemplo, as relações entre as edificações e os espaços abertos tende a afetar o uso e adequação de tais espaços e, logo, a existência de um ambiente residencial socialmente sustentável.
Os interessados em divulgar artigos no site da entidade e no citado informativo devem enviá-los para os emails [email protected], redaçã[email protected] e [email protected].
Os artigos não precisam ser inéditos.