
AGÊNCIA CBIC
CBIC e Centrais apresentam propostas de consenso sobre relações trabalhistas ao ministro Gilberto Carvalho
Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e das Centrais Sindicais estiveram reunidos nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (foto), e com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para tratar do tema Relações Trabalhistas.
Na ocasião, o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou ao ministro o estágio atual das discussões do GT CBIC/Centrais Sindicais, criado em 2007, com o objetivo de formular uma solução para o problema da mão de obra informal.
Ressaltou quatro pontos que são defendidos pelo GT: 1) regularização da subempreitada; 2) combate à informalidade; 3) capacitação, e 4) revisão do seguro desemprego, como forma de evitar desvios do benefício. José Carlos ressaltou ainda o trabalho dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil), que realizou 1 milhão de atendimentos médicos em 2010, além de campanhas de segurança no trabalho.
Por fim, falou do trabalho realizado pelo Comitê de Incentivo à Formalização, formado por representantes dos trabalhadores, dos sindicatos da indústria da construção e de entidades regionais do Paraná, como modelo a ser levado para o país.
Durante a reunião, ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho composto por seis representantes dos empresários, seis das centrais sindicais mais o Dieese e representantes do governo para trabalhar em torno dos temas colocados.
Também participaram da reunião, pela CBIC, o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Antônio Carlos Mendes Gomes, e o vice-presidente de Relações do Trabalho do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa.