Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2026

Workshop da CBIC encerra programação com simulação de negociações coletivas

Representantes de entidades e empresas da construção civil participaram, nesta quarta-feira (4), do segundo dia do Workshop de Negociações Coletivas na Construção Civil, em São Paulo. A atividade prática encerrou a programação de dois dias promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com foco no aprimoramento das estratégias e competências dos profissionais que atuam nas mesas de negociação.

Realizado na sede do Sinduscon-SP, o encontro combinou conteúdos técnicos e exercícios práticos. Depois de discutir temas como legislação trabalhista, organização sindical, convenções e acordos coletivos, preparação de pautas e técnicas de negociação, os participantes vivenciaram uma simulação de mesa de negociação, com elaboração de propostas e contrapropostas e busca por consensos.

A importância de considerar os impactos das negociações no longo prazo foi um dos pontos destacados por Glaucia Teixeira Brasileiro, do Sinduscon-Rio. “Foi importante a CBIC trazer esse olhar diferenciado para a negociação. Ela não pode ser vista só no curto prazo. A gente tem que entender também o longo prazo e o impacto dela em todos que estão à mesa”, afirmou.

Mônica Takase, gerente de Recursos Humanos da Potenza Engenharia e Construção Ltda, ressaltou a diversidade de experiências e a troca entre os profissionais. Com 30 anos de atuação em recursos humanos e experiência em negociações com outros sindicatos, ela destacou o aprendizado proporcionado pelo contato com as particularidades da construção civil. “Fiquei muito feliz de ver essa mistura de ideias, de discordâncias, mas com educação, mesmo durante a simulação. Foi muito rico em conhecimento para mim como profissional”, avaliou.

Para Jessika Gomes de Freitas Canedo, gestora de RH da Construtora Central do Brasil S.A, a atividade também permitiu compreender melhor os diferentes interesses envolvidos em uma negociação. “Às vezes, a gente vai para a negociação querendo apenas o ganho do nosso lado, mas não funciona dessa forma. A outra parte também precisa ser considerada, e a gente precisa chegar a um consenso”, destacou. Segundo ela, a experiência foi enriquecedora para entender como as negociações acontecem no dia a dia das empresas.

O tema tem interface com o projeto “Monitoramento de dados de Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Trabalhistas e iniciativas de prevenção de acidentes e valorização do trabalhador”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!

Calendário

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

Parceiros e Afiliações

Associados

 
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
 
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.