AGÊNCIA CBIC
Encontro CBIC de Incorporadores e Construtores 2026 reúne empresários e lideranças para debater ambiente de negócios e desenvolvimento da Região Sul
Mais de 120 empresários, incorporadores, construtores, especialistas e lideranças participaram da abertura do FIERGS apresenta: Encontro CBIC de Incorporadores e Construtores 2026 | Sul, na manhã desta quinta-feira (18), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS). O encontro reúne representantes do setor para debater os principais desafios e oportunidades da construção civil em um momento de importantes transformações econômicas e regulatórias para o país.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), com correalização do SENAI Nacional e apoio da Schneider Electric, Steck, Sinduscon-RS e Sicepot-RS, o evento tem como foco a troca de experiências, o fortalecimento do ambiente de negócios e a discussão de temas estratégicos para o desenvolvimento da região Sul e da construção brasileira.
Na cerimônia de abertura, o vice-presidente financeiro e presidente eleito da CBIC, Eduardo Aroeira, destacou que 2026 será um ano de desafios e mudanças importantes para todo o país. Diante desse cenário, ressaltou que encontros que reúnem empresários e lideranças do setor ganham ainda mais relevância por permitirem o compartilhamento de experiências, a antecipação de tendências e a construção de soluções para os desafios que estão por vir.
“Somos muito mais do que um segmento econômico. A construção civil transforma a vida das pessoas. Somos nós que entregamos moradias populares, hospitais, escolas e creches”, afirmou Aroeira. “Quando promovemos um evento como este, estamos discutindo o futuro e as entregas que faremos para a população, tanto do Rio Grande do Sul quanto de todo o Brasil”, completou.
Além da troca de experiências, o encontro também fortalece o relacionamento entre os participantes. “É uma oportunidade de discutir desafios, compartilhar soluções e contribuir para um ambiente mais favorável aos negócios e à gestão das empresas. Encontros como este permitem acesso a informações valiosas, ampliam a visão de mercado e fortalecem a rede de contatos dos empresários”, destacou.
Desafios pela frente
Durante sua participação, Eduardo Aroeira apontou dois temas com potencial de grande impacto econômico em 2026: a implementação da reforma tributária, destacando a importância da atuação das entidades na regulamentação para evitar prejuízos ao setor; e a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, que, segundo estimativas da CBIC, exigiria a contratação de cerca de 288 mil novos trabalhadores em um cenário já marcado pela escassez de mão de obra e pela inflação.

A relevância da construção civil para a economia brasileira também foi ressaltada pelo vice-presidente da Fiergs, Claudio Teitelbaum. “A realização deste evento em Porto Alegre reforça a importância da região Sul para a indústria da construção civil brasileira e reafirma o compromisso das nossas entidades com a promoção do conhecimento, da inovação e da competitividade empresarial”, afirmou.
Teitelbaum também manifestou preocupação com os impactos da reforma tributária. Além disso, defendeu a adoção de reformas estruturantes capazes de reduzir a dívida pública e os juros, melhorando o custo do financiamento para investimentos.
Já o vice-presidente da CBIC e presidente do Sicepot-RS, Rafael Sacchi, destacou que a infraestrutura e a habitação são pilares do desenvolvimento econômico. Segundo ele, a taxa Selic de 14,25% desestimula o investimento produtivo ao tornar aplicações financeiras mais atrativas. Sacchi observou ainda que o crescimento da dívida pública está relacionado ao aumento das despesas e avaliou que, apesar da elevada arrecadação, o país ainda investe pouco em áreas estratégicas.
Ainda durante a abertura do evento, as lideranças do setor ressaltaram a importância do associativismo para o fortalecimento da atividade empresarial, além da necessidade de investir em inovação, tecnologia e novos modelos de produção para ampliar a produtividade e a competitividade da construção civil.
FIERGS apresenta o Encontro CBIC de Incorporadores e Construtores | Região Sul e conta com o apoio das associadas à CBIC na Região SUL: ADEMI-PR, APEOP-PR, SECOVI-PR, SINDUSCON-PR, SINDUSCON-PR/NOROESTE, SINDUSCON-PR/NORTE, SINDUSCON-PR/OESTE, SICEPOT-RS, SINDUSCOM-SL, SINDUSCOM-VT, SINDUSCON-CAXIAS, SINDUSCON-RS, SINDUSCON-SM, SINDUSCON/BRUSQUE-SC, SINDUSCON/ITAJAÍ-SC, SINDUSCON-BC, SINDUSCON-BNU, SINDUSCON-FPOLIS, SINDUSCON-JOINVILLE, SINDUSCON-OESTE/SC, SINDUSCON-SUL CATARINENSE e Sienge.























































































