
AGÊNCIA CBIC
A nova ABNT NBR 7199: Maior segurança no uso de vidros na construção civil

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou em 30/06/2025 a Emenda que atualiza a principal norma técnica de aplicação de vidros na construção civil, a ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos.
A CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), participou ativamente de todo o processo de revisão da norma, tendo apresentado diversas contribuições para o aperfeiçoamento deste documento técnico.
Dentre as principais mudanças em relação à versão publicada em 2016, sem dúvida as de maior destaque são as que se referem ao uso de vidros de segurança, como, por exemplo:
- O uso de vidros de segurança em portas, independentemente da altura em que sejam instalados, passou a ser obrigatório. Anteriormente, esta obrigatoriedade se limitava a vidros instalados abaixo da cota 1,10 m em relação ao piso;
- Nas áreas envidraçadas adjacentes às portas de vidro, localizadas a uma distância de até 60 cm das bordas da porta, também passou a ser obrigatório o uso de vidros de segurança;
- Ênfase na utilização de vidros de segurança em esquadrias de edificações destinadas ao uso especial, prioritariamente ocupados por crianças ou idosos, destinadas a práticas esportivas e atendimentos de saúde, além das esquadrias em ambientes com grande concentração de público;
- Seguindo um critério adotado internacionalmente, os vidros aramados deixaram de ser classificados como vidros de segurança.
A ABNT NBR 7199:2025 traz também uma tabela revisada e ampliada com os diversos usos e aplicações dos vidros nas construções.
Cabe ainda destacar que a revisão da norma não se aplica aos projetos protocolados anteriormente à data de sua publicação e àqueles que forem protocolados no prazo de 180 dias após a data da publicação, devendo, nestes casos, ser considerada a versão anterior vigente.
O tema tem interface com o projeto “A Conformidade no Setor da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).