
AGÊNCIA CBIC
Seconci-DF reforça a importância da prevenção às hepatites virais

Durante o mês, profissionais de saúde ministrarão palestras nos canteiros de obras das empresas parceiras
Durante todo o mês de julho, a campanha Julho Amarelo mobiliza a sociedade para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais, doenças silenciosas que atacam o fígado e podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer hepático.
O Seconci-DF reforça seu compromisso com a saúde dos trabalhadores da construção civil e destaca que oferece palestras educativas gratuitas sobre o tema às empresas associadas. A ação visa conscientizar os trabalhadores sobre os riscos da doença, além de orientá-los sobre medidas de prevenção e a importância da testagem regular.
O gerente médico do Seconci-DF, Maurício Carvalho Nieto, ressalta a importância de levar o tema para os canteiros e como as informações podem ser aliadas na prevenção e no diagnóstico da doença. “Nosso objetivo é conscientizar trabalhadores sobre os riscos, formas de contágio, prevenção e a importância do diagnóstico precoce”, explicou Maurício.
Principais informações sobre as hepatites virais:
Sintomas mais comuns:
- Cansaço;
- Febre;
- Mal-estar;
- Tontura;
- Náuseas e vômitos;
- Dor abdominal;
- Pele e olhos amarelados (icterícia);
- Urina escura e fezes claras.
Causas e formas de transmissão:
As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus dos tipos A, B, C, D e E.
- Hepatite A e E: Transmitidas principalmente por ingestão de água ou alimentos contaminados.
- Hepatite B, C e D: Transmitidas pelo contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de objetos cortantes, materiais de manicure/pedicure ou seringas.
Prevenção:
- Vacinação (especialmente contra os tipos A e B);
- Higiene pessoal e sanitária adequada;
- Uso de preservativos;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Realização de testes rápidos e periódicos.
Tratamento:
O tratamento varia de acordo com o tipo de hepatite. Nos casos agudos, pode incluir acompanhamento clínico e suporte medicamentoso. Para hepatites crônicas (como a B e C), há medicamentos antivirais altamente eficazes, disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Empresas interessadas em agendar a palestra sobre hepatites virais com o Seconci-DF podem entrar em contato com o setor de Promoção Social e Saúde da entidade. A iniciativa é totalmente gratuita para empresas associadas. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 214 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Comunicação Seconci-DF