Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/05/2025

Deu na Mídia: mercado imobiliário cresce 15% no mercado imobiliário, puxado pelo Minha Casa Minha Vida

Nesta segunda (19) e terça (20), os principais veículos de imprensa do país repercutiram amplamente os dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre o desempenho do mercado imobiliário no primeiro trimestre de 2025. O levantamento, feito em parceria com a Brain Inteligência Estratégica aponta crescimento de 15,7% nas vendas e 15,1% nos lançamentos de imóveis residenciais e foi destaque em reportagens de O Globo, Estadão, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, G1, CNN Brasil, Exame, InfoMoney, Poder360, TV Brasil e Record News, entre outros.

Em comum, os veículos ressaltaram o papel decisivo do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) como principal motor do crescimento, mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, com juros elevados e crédito mais restrito.

O Globo informou que o setor cresceu 15% no início de 2025, impulsionado pelos incentivos do MCMV e pela criação da faixa 4, destinada a famílias com renda mensal de até R$ 12 mil. A matéria alertou que a alta demanda pode pressionar os preços, caso a oferta não acompanhe esse ritmo.

Na CNN Brasil, o crescimento de 15,7% foi tratado como sinal de resiliência do setor, principalmente nas faixas de renda atendidas pelos subsídios do MCMV, que mantêm juros mais baixos mesmo com a Selic elevada.

No Estadão, o desempenho foi atribuído à capacidade de o programa federal manter o apetite de compra das famílias de média renda. Já a Folha de S.Paulo ressaltou que a combinação de incentivos públicos com melhora na renda real sustentou a recuperação do setor.

G1 e Exame destacaram que o bom desempenho do setor surpreende diante da taxa básica de juros ainda elevada. Segundo as reportagens, o Minha Casa Minha Vida foi o principal fator de sustentação do setor, viabilizando o acesso à casa própria em um momento de custo elevado do crédito.

A TV Brasil reforçou esse panorama ao informar que o programa habitacional respondeu por metade de todas as vendas e lançamentos no trimestre. A emissora ressaltou que o sucesso da política pública se deve à adequação dos tetos de financiamento e aos juros subsidiados via FGTS e poupança. Especialistas ouvidos alertaram que, com estoques baixos e tendência de valorização dos imóveis, o momento é oportuno para aquisição.

A Record News e o Correio Braziliense também repercutiram os dados da CBIC e destacou que foram vendidas 102 mil unidades e lançadas 89 mil unidades residenciais entre janeiro e março. A emissora enfatizou que o MCMV foi responsável por 53% dos lançamentos e 47% das vendas no período.

O Poder360 e o InfoMoney citaram a avaliação da CBIC de que a retomada dos lançamentos é um indicativo de confiança do mercado, especialmente no segmento popular.

Destaques dos dados divulgados pela CBIC

  • 15% de crescimento nas vendas e lançamentos de imóveis residenciais no 1º trimestre de 2025
  • 102 mil unidades vendidas em 221 cidades
  • 85 mil a 89 mil unidades lançadas na mesma amostragem
  • Até 53% das unidades lançadas e 47% das vendidas pertencem ao Minha Casa Minha Vida
  • Cenário positivo sustentado por subsídios, crédito regulado e aquecimento da demanda
COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon – Vale do Piranga
Sicepot-MG
Sinduscon-AL
Ademi – PR
Ademi – AL
Sinduscon-PA
Aconvap
Sinduscon-PB
ASEOPP
Assilcon
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.