Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/05/2025

CBIC e CNA discutem parceria para impulsionar infraestrutura e agronegócio no Brasil

Os presidentes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniram-se em Brasília, nesta quarta-feira (14), para aprofundar a articulação entre os setores da construção e do agronegócio. O objetivo é fomentar investimentos em infraestrutura que promovam o desenvolvimento econômico nacional.

Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse comum, como a necessidade de modernização da infraestrutura logística para escoamento da produção agrícola, a importância de parcerias público-privadas (PPPs) para viabilizar projetos de infraestrutura e a busca por segurança jurídica nos contratos de obras públicas. Também foram abordadas questões relacionadas à sustentabilidade e à adaptação das obras às mudanças climáticas, considerando os desafios enfrentados pelo setor de infraestrutura.

Entraram na pauta, ainda, projetos legislativos que têm interface com a atuação das duas entidades e impacto para os seus setores, como mudanças na Lei de Licitações, a tramitação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental e as discussões em torno das reformas Tributária e Administrativa.

Segundo Correia, a aproximação entre CBIC e CNA visa fortalecer a interlocução com o Governo Federal e o Congresso Nacional para propor soluções integradas que atendam às demandas dos setores da construção e do agronegócio, reconhecendo a interdependência entre infraestrutura eficiente e o crescimento sustentável do país.

Para o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC e presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, que participou do encontro, essa parceria estratégica reforça o compromisso das entidades em contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio de investimentos estruturantes que beneficiem toda a sociedade.

Ainda de acordo com Lima Jorge, o encontro é uma continuidade do diálogo iniciado durante o painel ‘Infraestrutura: importância para o agro, transportes e saúde’, que integrou a programação do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado pela CBIC no mês passado, em São Paulo.

A reunião contou com a presença de representantes de ambas as entidades. Pela CBIC, também participaram Hugo França, gestor de projetos da Coinfra; e Luis Henrique Cidade, responsável pelas relações institucionais da Câmara.

Pela CNA, estiveram presentes Bruno Lucchi, coordenador de relações institucionais; Daniel Carrara, assessor da presidência e diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb); José Mário Schreiner, primeiro vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Mário Antônio Pereira Borba, vice-presidente da Confederação e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa); e Mirian Vaz, coordenadora de relações institucionais.

COMPARTILHE!

VEJA TAMBÉM

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
SECOVI-PR
Sicepot-RS
Sinduscon-MA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-PE
SECOVI- PB
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-MG
Sinduscon Sul – MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.