
AGÊNCIA CBIC
Ancoragem no Trabalho em Altura

Ancoragem é o nome dado a estrutura onde é conectado o elemento de ligação, que pode ser o talabarte ou trava quedas, no cinto de segurança do trabalhador. É considerado um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) quandosuporta mais de um colaborador simultaneamente.
A Ancoragem é um equipamento fundamental e imprescindível para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam no Trabalho em Altura e parte das obrigações legais das empresas quanto ao uso de Sistemas de Proteção Individual contra Quedas descritos nas Normas Regulamentadoras NR-18 e NR-35, bem como a NBR 16.325.
A CBIC, buscando a troca de informações e a circulação do conhecimento, lança neste mês de abril uma cartilha orientativa relativa à Ancoragem, dirigida especialmente à indústria da construção, considerando a importância de divulgar e esclarecer sobre o conteúdo normativo de maneira acessível e comentada e, assim, facilitar a compreensão e implementação por parte das empresas.
O conteúdo foi construído de maneira a facilitar o entendimento sobre a legislação e normas técnicas aplicáveis; os pontos de ancoragem – solicitações e aplicações; bem como tipos de dispositivos, projeto, instalação e ensaio; cálculos, verificações e cuidados.
A Ancoragem, como um sistema a ser implantado, exige conhecimento prévio do trabalho a ser realizado, e condições e necessidades específicas, visando proporcionar sua melhor efetividade e evitar acidentes.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).