Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/04/2025

ENIC 100: Uso de dados estratégicos impulsiona decisões no mercado imobiliário

O uso de informações precisas e confiáveis tem se consolidado como elemento fundamental para a sustentabilidade e a eficiência do mercado imobiliário brasileiro. Esse foi o principal foco do painel “Mercado Imobiliário: Pesquisas e indicadores para melhor tomada de decisões”, realizado na quinta-feira (10), durante o 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo. O debate reuniu especialistas com ampla experiência em análise de mercado, que reforçaram a importância do uso de dados na redução de riscos e na elaboração de estratégias assertivas para o setor.

Com mediação do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, o painel trouxe um panorama sobre a evolução das pesquisas no setor, os principais indicadores econômicos e setoriais, além das projeções de comportamento do consumidor. “O nosso mercado é complexo e trabalha com ciclos longos. É preciso ter dados concretos para tomar decisões seguras”, destacou Petrucci. “Em 2016, mapeávamos cerca de 200 mil unidades nas principais cidades do Brasil. Hoje, esse número dobrou e alcançamos 400 mil unidades. Essa transformação só foi possível porque passamos a monitorar melhor o mercado”, afirmou.

Petrucci também ressaltou a importância de sistematizar os dados disponíveis e citou o exemplo do anuário produzido pelo Secovi-SP. “Neste ano, lançamos a 10ª edição do nosso anuário com mais de 270 páginas, que hoje é acessado via QR Code. Poucos leem tudo, mas quem lê reduz a margem de erro nas decisões. Como já dizia o seu Eli Horn, fundador da Cyrela, em dez empreendimentos, ninguém acerta os dez. É um mercado desafiador e a informação é o principal aliado”, reforçou.

Na sequência, Marcos Kathalian, sócio fundador da Brain Inteligência Estratégica, apresentou a estrutura dos indicadores utilizados para a tomada de decisão no setor. Segundo ele, os dados ajudam a minimizar riscos, embora não os eliminem completamente. “Trabalhamos com quatro grandes blocos: indicadores macroeconômicos, setoriais, antecedentes e de negócio. O mais importante deles, hoje, é a intenção de compra. Nossa pesquisa mostra que 44% das pessoas têm intenção de adquirir um imóvel. Isso se explica porque temos uma massa salarial crescente e taxa de desemprego em baixa”, explicou.

Kathalian observou que, mesmo com uma queda de 7% nos lançamentos em comparação com 2023, as vendas seguem em alta. “O mercado está aquecido, o setor é sólido, e estamos fazendo famílias felizes ao entregar aquilo que é mais importante para elas: o lar”, pontuou.

A relação direta entre informação de qualidade e assertividade nas decisões foi reforçada por Cyro Naufel Filho, diretor técnico e de relações com investidores da Lopes Brasil S.A. “Não manipulamos dados. Utilizamos bases confiáveis como as do Secovi-SP e da Brain, porque não há como tomar decisões no achismo. Nossas orientações aos incorporadores precisam ser embasadas”, afirmou.

Segundo Naufel, a Lopes conta com a maior base de dados do mercado imobiliário nacional, um verdadeiro data lake com informações sobre quem comprou, o que comprou, onde comprou, de quem comprou e por quanto comprou. “Esses dados são fundamentais para orientar o desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoar a esteira de vendas. A segmentação das informações é o que nos permite ser mais eficientes”, completou.

Encerrando o painel, o vice-presidente financeiro da CBIC, Eduardo Aroeira, destacou o papel estratégico dos dados no enfrentamento de cenários críticos, como o da pandemia. “Naquele momento de insegurança total, realizamos sondagens para entender como o mercado estava se comportando. Foi isso que nos deu segurança para formatar novos produtos, mesmo diante de um cenário completamente desconhecido”, relembrou.

Para Aroeira, a cultura da informação se tornou indispensável. “Depois que você se acostuma a trabalhar com dados reais, não consegue mais atuar sem eles. Continuamos realizando pesquisas até hoje, porque elas nos ajudam a melhorar a gestão, apoiar os trabalhadores e entregar bons produtos aos nossos clientes”, completou.

Com olhares atentos ao presente e ao futuro, os painelistas reafirmaram que o mercado imobiliário está em evolução, e que os dados — especialmente os bem interpretados — são a base para decisões mais seguras, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades da sociedade brasileira.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo

Construir com respeito é construir para todos! No ENIC 100, evento realizado pela CBIC, reforçamos o compromisso com a diversidade, inclusão e um setor mais justo. Racismo não tem vez! Vamos juntos construir um futuro mais igualitário e respeitoso para todos.

O tema tem interface com o projeto “Segurança Habitacional como Garantia Básica para a Qualidade de Vida e Integridade Física do Trabalhador”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
ABEMI
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AP
Sinduscon-JP
Sinduscon – Vale
Sinduscon-CE
APEMEC
Ascomig
Sinduson – GV
Abrainc
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros