Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/04/2025

Painel do ENIC traz destaques do Prêmio de Sustentabilidade da Cbic

A sustentabilidade tem sido um dos principais desafios para o setor da construção. Para apresentar tendências e experiências bem-sucedidas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) trouxe destaques do 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade para discutir alternativas em painel realizado nesta terça-feira (8/4), na Arena de Conteúdo do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC). Promovido pela CBIC, o evento acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, na São Paulo Expo, até 11 de abril, na cidade de São Paulo.

Estiveram presentes participantes do prêmio, que apresentaram soluções para obras mais rápidas, baratas e com melhor captação de recursos, principalmente hídricos e elétricos. Com o tema “O futuro chegou: vamos construir juntos a mudança”, o prêmio teve no último ano um recorde de inscrições, com o recebimento de trabalhos de alta qualidade e diversidade de todo o país. Foram avaliados 101 projetos na seleção, cuja premiação reconheceu o que de mais inovador foi produzido para o setor da construção no Brasil em 2024. O Prêmio foi entregue no final de novembro.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI.

O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores da ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo.

Conheça a programação completa do ENIC 100 clicando aqui.

Inovação em diversas áreas – Na categoria produto, o destaque foi para o Isorecort, Painel sustentável, apresentado pela engenheira Karen Peroni Maia. A empresa criou um painel que dispensa vigotas. Para isso, as lajotas em EPS têm pequenas dimensões: 100 cm de comprimento x 33 / 40 / 44 cm de largura, e, alturas variadas. “Desta maneira, se obtém o desempenho satisfatório da laje do ponto de vista estrutural, calculado para resistir aos carregamentos a que estará submetida”, disse, ressalvando que, apesar do isolamento térmico próprio do EPS, na região das vigotas ainda há transmissão de calor para dentro dos ambientes.

Já na categoria modelo de negócio, Leonardo Enz, da Immer Homes, trouxe como proposta casas modulares. As casas estanques, com padrão pré-definido, têm menor tempo de produção-com entrega em prazo médio de quatro meses. Construída no chamado sistema wood frame, a proposta agrega sustentabilidade com beleza. “Wood frame é um sistema construtivo que usa estruturas de madeira para construir edifícios. Contribui para a redução do impacto ambiental, permite a construção de edifícios de até quatro pavimentos”, explica Leonardo.

Na categoria pesquisa acadêmica, Aline Vilela, aluna da PUC Minas, trouxe um Ecossistema urbano – o Masterplan adaptativo, mostrando a importância de integrar os projetos com a compreensão da oferta de serviços ecossistêmicos e usando softwares de design para explorar opções de acordo com a Biodiversidade e o ecossistema local e o clima da região. O projeto foi aplicado na região da Estação do Horto, em Belo Horizonte, Minas Gerais. “A proposta utiliza ferramentas de design paramétrico e foca na melhoria do espaço urbano e na preservação da biodiversidade para promover cidades resilientes e sustentáveis, também é importante revitalizar os rios e córregos urbanos e ter um estudo completo do entorno é fundamental para o todo”, comentou Aline.

O painel apresentou, ainda, o projeto de Serviços ecossistêmicos de Leonardo Nogueira, da NN Engenharia, na Categoria Inovação. Leonardo trouxe para o ENIC a importância de discutir políticas com foco nos recursos hídricos e sua preservação. “A CBIC tem um importante projeto para tentar implementar politicas públicas para proteger e preservar esses recursos. Há hoje diferentes normas para captação de água e IPTU verde em diferentes estados e cidades do país. É importante termos um maior diálogo no sentido de trazer isso para mais locais. A captação e reutilização de água de chuva é fundamental para a garantia da sustentabilidade”, afirmou.

O ENIC acontece durante a Feicon, de 8 a 11 de abril, ocupando o Pavilhão 8 do São Paulo Expo. Evolução do mais tradicional encontro técnico do setor, o evento alcança sua 100ª edição trazendo como novidade uma trilha de conteúdo internacional e experiências imersivas, como o projeto Se essa rua fosse minha, instalação criada para chamar a atenção para os equipamentos essenciais que devem estar presentes e disponíveis nas ruas das cidades brasileiras, para todos os cidadãos.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, Construção 2030, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Sinduscon-AP
ANEOR
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-MA
Ademi – RJ
SECOVI-SP
Sinduscon-Mossoró
APEOP-PR
Sinduscon-PE
Sinduscom-NH
SECOVI- PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros