Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/04/2025

Construção 4.0 é destaque no ENIC e aponta caminhos para o futuro do setor

A transição da construção analógica para a digital foi um dos temas centrais do primeiro dia do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC): o evento trouxe novidades no setor e reuniu especialistas para debater os avanços da chamada Construção 4.0, conceito que integra tecnologias digitais para aumentar a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade na construção. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ENIC acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, na São Paulo Expo, até o dia 11 de abril.

O painel contou com a mediação de Marcos Galindo, representante do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H/CBIC), e as palestras de Cézar Valmor Mortari, diretor técnico da Ironbuild Engenharia, e da professora Dayana Costa, do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica. Ao abrir o debate, Galindo destacou que “as construções inteligentes exigem tecnologias mais desenvolvidas, e essas ferramentas de maior produtividade impactam diretamente na qualidade final das obras”. Conheça a programação completa do ENIC clicando aqui.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo.

Em sua apresentação, Cézar Mortari defendeu que a adoção de soluções tecnológicas é crucial para transformar os canteiros de obras. “A tecnologia permite eliminar desperdícios, reduzir o tempo de ciclo em até 80%, aumentar o valor agregado e minimizar erros e falhas”, explicou. Entre as inovações apresentadas por ele, estão o sistema Lift Build — técnica que utiliza fabricação vertical para montar componentes de um edifício —, além do uso de robôs articulados e drones para mapeamento e monitoramento em tempo real das obras. No entanto, Mortari alertou para os desafios: “A baixa qualificação da mão de obra e os altos custos iniciais ainda são obstáculos para a construção 4.0 no Brasil”.

Com trajetória de uma década em projetos voltados à sustentabilidade e tecnologia na construção civil, a professora Dayana Costa reforçou o papel da inteligência artificial na transformação do setor da construção. “A IA permite avaliar dados da obra em tempo real, identificar falhas automaticamente e gerar relatórios completos, como os que apontam problemas em telhados e fachadas”, disse.

Os especialistas concordam que o primeiro passo para avançar é o diagnóstico do nível de maturidade digital das empresas. “Enquanto o mercado internacional já discute a construção 5.0, muitas empresas brasileiras ainda não conhecem o conceito da construção 4.0”, avaliou Galindo.

O debate evidenciou que o futuro do setor depende da integração entre inovação, qualificação profissional e planejamento estratégico, pavimentando o caminho para obras mais inteligentes e sustentáveis. Vice-presidente de Inovação e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, comentou que esse tema já vem sendo trabalhado pela CBIC por meio do projeto “Construção 2030”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para apontar caminhos para a aceleração tecnológica da indústria da construção.

O ENIC acontece durante a Feicon, de 8 a 11 de abril, ocupando o Pavilhão 8 do São Paulo Expo. Evolução do mais tradicional encontro técnico do setor, o evento alcança sua 100ª edição trazendo como novidade uma trilha de conteúdo internacional e experiências imersivas, como o projeto Se essa rua fosse minha, instalação criada para chamar a atenção para os equipamentos essenciais que devem estar presentes e disponíveis nas ruas das cidades brasileiras, para todos os cidadãos.

O tema tem interface com o projeto “Construção 2030”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-ES
Ademi – AL
Sinduscon-RS
SECOVI-GO
Sinduscon-DF
Sinduscon-AP
Sinduscon-Teresina
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SM
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros