Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/04/2025

Governo federal reconhece papel de CBIC para o fortalecimento do setor da construção

A cerimônia de abertura do Encontro Internacional da Industria da Construção (ENIC) foi palco do reconhecimento à qualidade e importância da atuação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) como agente integrador do ecossistema e representante nacional da indústria da construção. Esse destaque pautou manifestações das autoridades federais que participaram do evento, realizado em conjunto com a Feicon, na manhã da terça-feira (08/04), na São Paulo Expo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Cidades, Jader Filho, afirmaram em seus discursos que a entidade tem sido uma força motriz na luta para implementar políticas públicas e incentivos para o setor.

“Renato, eu quero te parabenizar. Conheço muitos presidentes de sindicato, conheço muitos presidentes de associação empresarial e posso dizer que poucos têm a sua sensibilidade”, afirmou o presidente da República. “Porque você, da mesma forma que tem capacidade de reconhecer as coisas que nós fazemos, tem compromisso em dizer o que de verdade falta ser feito”, acrescentou. Lula reconheceu ainda a importância de iniciativa da CBIC, que fechou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para que empresas do setor contratem beneficiários dos programas sociais do governo inscritos no Cadastro Único.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também reforçou o papel desempenhado pela CBIC para que o programa Minha Casa, Minha Vida ganhasse uma nova faixa de renda, agora incluindo famílias com renda de R$ 8.000 a R$ 12 mil. “O sistema de crédito está sendo reformado, o Minha Casa, Minha Vida foi resgatado. Temos ainda muita coisa na mesa, para gente negociar e calibrar. Mas vamos estar juntos para enfrentar esses desafios. Nós estamos encontrando esse caminho, construindo juntos, e penso que vamos ter boas novas a divulgar brevemente”, afirmou.

O ministro das Cidades, Jader Filho, reiterou que a construção civil, representada pela CBIC, responde por 20% da mão de obra gerada no país e que, por sua atuação, a CBIC se destaca trazendo mais sustentabilidade ao setor. “A construção civil é indutora do desenvolvimento e a habitação é uma peça central dessa grandiosa engrenagem. Não basta construir mais, é preciso construir melhor, com sustentabilidade e inovação, em que nós nos comprometemos a promover edificações mais sustentáveis e resilientes.”

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo.

O ENIC acontece durante a Feicon, de 8 a 11 de abril, ocupando o Pavilhão 8 do São Paulo Expo. Evolução do mais tradicional encontro técnico do setor, o evento alcança sua 100ª edição trazendo

como novidade uma trilha de conteúdo internacional e experiências imersivas, como o projeto Se essa rua fosse minha, instalação criada para chamar a atenção para os equipamentos essenciais que devem estar presentes e disponíveis nas ruas das cidades brasileiras, para todos os cidadãos.

Conheça a programação completa do ENIC 100 clicando aqui.

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
Sinduscon-BA
Abrainc
Sinduscon-SM
FENAPC
Sinduscon-RN
Sinduscon-SP
ASBRACO
Sindicopes
Sinduscon-AC
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros