
AGÊNCIA CBIC
Março Azul Marinho: Seconci-SP alerta sobre os cuidados com o câncer colorretal

Este é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil
O lema deste ano da Campanha do Março Azul Marinho é “45+: chegou a hora de salvar a sua vida”. Esta ação preconiza a conscientização da população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. “Esse é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil e 45 mil novos casos são diagnosticados por ano”, informa a proctologista do Seconci.SP (Serviço Social da Construção), Marcella Guilherme Carolino de Sousa.
Ela explica que, entre os principais sintomas, está a dor abdominal em cólica, alteração do hábito intestinal, mudança do formato das fezes, sangramento anal, perda de peso sem mudança na dieta e anemia.
“O melhor exame para prevenção é a colonoscopia, que deve ser feita em toda população a partir dos 45 anos de idade ou mais precocemente se houver histórico familiar de câncer de intestino. Nesses casos, o melhor momento para realização do exame deve ser discutido com o médico coloproctologista”, orienta a especialista.
A prevenção também pode ser feita através do exame de sangue oculto nas fezes. O Ministério da Saúde tem como protocolo realizar o exame de fezes anualmente a partir dos 50 anos, além da colonoscopia, se algum exame de sangue oculto nas fezes resultar positivo.
Dra. Marcella afirma que o câncer de intestino tem 90% de cura, quando diagnosticado precocemente. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia. “Cada caso deve ser avaliado individualmente por um especialista”, acrescenta a médica.
“A incidência do câncer colorretal entre homens e mulheres é muito semelhante, sendo ligeiramente superior nas mulheres. O maior número de casos ocorre a partir dos 45 anos de idade. Os principais fatores de risco são: dieta pobre em fibras e rica em alimentos industrializados e ultraprocessados; excesso de carne vermelha e embutidos, obesidade, consumo de álcool e tabagismo”, destaca a dra. Marcella.
O Seconci-SP dispõe de especialistas e toda a estrutura de exames para o atendimento preventivo e o diagnóstico correto.
Fonte: Seconci-SP