Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/03/2025

CBIC participa do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, iniciativa emblemática da CNI

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) prestigiou a apresentação da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria para 2025, documento formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em sessão solene do Congresso Nacional. Realizado no plenário da Câmara dos Deputados na manhã da terça-feira (25/03), o evento divulgou o documento que aponta o conjunto de projetos de lei prioritários para a indústria em 2025 e o posicionamento do setor.

“Essa agenda é uma bússola dos temas mais relevantes na pauta da indústria brasileira”, comentou Renato Correia, presidente da CBIC. Ele esteve acompanhado por Luís Henrique Cidade, coordenador de Relações Institucionais da CBIC. Correia também participou da reunião de diretoria da CNI, na sede da entidade na capital federal.

Presidente da CNI, Ricardo Alban, aponta que o documento simboliza o sucesso do pacto entre a indústria e o Congresso Nacional em favor de um Brasil economicamente próspero e socialmente inclusivo. “Por meio desta Agenda, a CNI reafirma seu compromisso de defender a indústria nacional perante o Congresso de forma objetiva e transparente. A Confederação ressalta o papel crucial dos deputados e senadores na formulação e aprovação de normas que aprimorem o ambiente de negócios, fortaleçam a competitividade das empresas e impulsionem a expansão econômica do país”, afirmou.

A Agenda Legislativa é composta por 135 projetos, dos quais 90 são de interesse geral do setor industrial e 45 que atendem a demandas de segmentos específicos. Dentre os temas priorizados estão marcos regulatórios de tributação, sustentabilidade, política industrial, comércio exterior e relações do trabalho.

A CNI incluiu entre as prioridades Política Nacional de Economia Circular, a regulação da inteligência artificial, a modernização das regras do licenciamento ambiental e a nova lei geral de concessões. “Essa colaboração estratégica entre setor público, indústria e sociedade tem consolidado um ambiente propício para a melhora das condições de vida dos brasileiros”, disse Alban.

No mesmo dia, a CNI inaugurou uma exposição comemorativa aos 30 anos da Agenda Legislativa da Indústria no Corredor Tereza de Benguela da Câmara dos Deputados. Nos 30 anos de Agenda, 148.345 proposições apresentadas no Congresso Nacional foram analisadas pela CNI, das quais 34.392 acabaram selecionadas para apreciação da base industrial. No total, 3.653 foram priorizadas pela CNI e fizeram parte de uma ou mais edições do documento nessas três décadas.

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Ademi – SE
ASEOPP
Sinduscon-RIO
SINDICIG
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-DF
Sinduscon – Norte
Sinduscon-MG
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AL
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros