Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/12/2020

92º ENIC debate inovação e ‘construtibilidade’ nas obras industriais

O case do Sistema de Tocha – Torre do Flare (tocha) da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), maior torre de flare da América Latina, será apresentado nesta quarta-feira (2), às 16h15, no quarto painel da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), 100% online.

Se fosse um prédio, seria um dos mais altos do país. Construída no antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), atual Polo Gaslub, a torre conta com 424 toneladas de aço distribuídas em 156 metros de altura.

O case da torre, a maior da América Latina, compõe o sistema de segurança para a queima do gás residual dos campos do pré-sal, e será apresentado aos participantes do painel pelo diretor da MIP Engenharia, Celso Pimentel.

O flare instalado é o principal sistema de segurança para o comissionamento – etapa anterior à operação em que todos os sistemas e componentes são testados – e para a entrada em operação da UPGN. Ou seja: somente com esse sistema pronto para operar será possível concluir as demais utilidades e a própria UPGN. Os 156 metros de altura se justificam pela necessidade de dispersão dos gases e do calor produzido durante a queima em uma eventual parada inesperada de alguma unidade.

Também participarão do painel:

  • Aristóteles Passos, vice-presidente da regional Sudeste da CBIC e vice-presidente do Sinduscon–ES, representante da região brasileira com grande número de empreendimentos industriais
  • João Manuel Fernandes, presidente do Sinduscon-Rio, representante do estado em que fica localizado a obra e que o segmento de óleo e gás tem grande impacto na economia.

“A engenharia e construção brasileira resistem bravamente ao processo de comoditização a que vêm sendo submetidas nos últimos anos. Esse case é a prova inconteste da capacidade que a engenharia e a construção do segmento de obras industriais possui de invar e desenvolver metodologias construtivas para superar grandes desafios. É um segmento gerador de empregos formais em sua totalidade e portanto é oportuno o engajamento das empresas, das instituições, da academia e dos profissionais de engenharia e construção para este reconhecimento e assim potencializar a sua capacidade de gerar emprego e renda.”, pontua o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira.

Garanta sua vaga e participe do painel. A programação completa do 92º ENIC pode ser acessada no site do evento.

O 92º ENIC, o mais importante fórum de debates dos temas estratégicos e da agenda nacional da construção, é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento conta com apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e com patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sicoob Engecred e Sebrae.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-PE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-AM
Sinduscon-PB
Sinduscom-VT
Sinduscon-RR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – GO
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea