Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/05/2019

91º ENIC: Sala interativa oferece experiência virtual sobre responsabilidade social

Expocição Interativa Permanente, FOTO DE RICARDO CASSIANO/DIVULGAÇÃO

Uma experiência sensorial sobre empatia. Esta é a proposta de exposição interativa “Além do que se vê”, montada no 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que ocorre até 17 de maio, no Rio de Janeiro. A mostra conta a história de três pessoas associadas a projetos de responsabilidade social da indústria, que os visitantes podem conhecer por meio de experiência virtual. A ideia é oferecer aos participantes a oportunidade de aprender sobre as iniciativas e, ao mesmo tempo, enxergar a vida pelo olhar do outro.

Confira a galeria de fotos da sala

A ação faz parte da programação da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – que promove o encontro. A exposição fica na sala Aranjuez, no Windsor Expo Convention Center, sede do ENIC, e permanece aberta das 9h às 18h. Os videos têm cerca de 10 minutos e retratam iniciativas do Sindicato da Indústria da Construção do Ceará (Seconci-CE) e do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio)

A vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, explica o intuito da mostra. “A proposta é mostrar o impacto desses projetos por meio de uma experiência vivencial. Conhecendo o lado do outro podemos construir um mundo melhor para todos”, comenta.

Agraciado três vezes com o Prêmio de Responsabilidade Social da CBIC, o empresário João Fernandes, presidente do Sinduscon-RJ, visitou a sala e assistiu ao vídeo de um ex-presidiário, hoje recuperado pelo setor. A história não era novidade para ele, mas ainda assim se emocionou ao ouvir narrativas semelhantes.

“A sociedade do asfalto se afasta do morro, e não sei por quais motivos. Mas tive a oportunidade de ouvi-los e enxergá-los”, comentou o empresário, que ofereceu oportunidade de trabalho a um ex-presidiário e traficante de drogas. “Ele hoje faz palestras. Acabei me tornando conselheiro dele”, completou.

Leonardo Milazzo, do Seconci-DF, conheceu a história mostrada em outro vídeo e também ficou comovido: “Os vídeos nos mostram como a vida é. Cada um tem sua história, mas a gente se limita à nossa e não vivenciamos as dos outros. Para nos sentir realizados, precisamos carregar a carga dos outros também”, concluiu.

A sala interativa conta, ainda, com outras atrações. Foram montados diversos totens com conteúdos informativos para que os inscritos no ENIC possam conhecer os diversos projetos da CRS. Além disso, os visitantes poderão usar Ipads para acessar a plataforma de Ensino à Distância (EaD) desenvolvida pela CRS e conhecer o curso “Ética e Compliance na Indústria da Construção: transformando valores em ações” (curso para empresas do setor) que estará disponível a partir de setembro.

A exposição tem interface com os projetos da CBIC ‘Ética & Compliance na Construção’ e ‘Desenvolvimento de Lideranças’, correalizados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Ademi – AL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-JF
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-PR
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BA
Sinduscon-SE
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea