Logo da CBIC

Agência CBIC

21/03/2018

8º Fórum Mundial da Água: participação de setor privado é fundamental para melhorar a gestão hídrica

Na sessão “O engajamento da indústria no gerenciamento de recursos hídricos em diferentes regiões”, coordenada ontem (20/03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, ficou evidente pelas experiências dos países participantes que a atuação do setor privado é fundamental para melhorar a gestão hídrica, seja em parcerias com o setor público em obras de infraestrutura hídrica, desenvolvimento de inovações para uso mais eficiente da água ou mesmo no diálogo com governo e sociedade. Os debates com representantes de governo, empresas e terceiro setor da Alemanha, França e Colômbia foram coordenados pelo especialista de Políticas e Indústria da CNI, Percy Soares.

Andreas Kraemer, representante do Instituto Ecológico da Alemanha, disse que no país o setor empresarial tem iniciativas de conservação de bacias hídricas, com regras e fundos financiados pelo próprio setor privado. Além disso, indústrias alemãs investem recursos significativos em inovação e, com isso, conseguem ter custo de água e esgoto abaixo do de países com condições hídricas semelhantes.

Publicidade

Christian Lecussan, do Comitê da Bacia Hidrográfica Sena-Normandia, na França, destacou que a indústria na região vem melhorando o uso eficiente da água nos processos, principalmente com investimentos em reuso. A partir de protocolo para preservar fontes de água assinado pelo país durante a 21ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-21), muitas empresas passaram a investir em reflorestamento para a conservação de bacias. “Com isso, verificamos redução no valor dos impostos pagos pelas empresas por conta de poluição nas águas”, disse.

Para a representante da Associação de Empresários de Colômbia Nancy Palacios, as empresas têm potencial de ampliar o uso eficiente da água para a cadeia de fornecedores e consumidores. Na Colômbia e em países da Aliança do Pacífico, a associação desenvolve com empresas de 27 setores projeto para monitorar o volume de água gasto em processos industriais. “Hoje tem-se 90% das indústrias colombianas com medidas de gasto de água monitoradas e que compartilham conhecimento e experiências entre si para promover o uso eficiente de água”, contou Nancy.

Karin Krchnak, do 2030 Water Resources Group, destacou a importância de parcerias público-privadas para promover obras de infraestrutura hídrica e tecnologias para uso eficiente de água em 14 países que sofrem com a escassez desse recurso. Entre os exemplos citados de iniciativas que a organização apoia estão projetos de irrigação por gotejamento na Índia, e o estímulo a projetos de reuso de água em Bangladesh. “Para alavancar a participação privada em projetos como esses, é importante criar políticas que incentivem o reuso de água, por exemplo, e contar com a participação de todos os segmentos da sociedade nessa construção”, enfatizou Karin.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está participando ativamente do 8º Fórum Mundial da Água, por meio da sua Comissão de Meio Ambiente (CMA) e com a correalização do Senai Nacional.

(Com informações da CNI)

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Março, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

 
 
Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
Ademi – DF
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon – Vale do Piranga
ASEOPP
Ademi – BA
Sinduscon-AP
Sinduscon-JF
Sinduscon-SM
Sinduscom-VT
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X