Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

86º ENIC – Partilha de ideias e emoção durante Fórum de Ação Social e Cidadania

"Cbic"
26/05/2014

 

86º ENIC – Partilha de ideias e emoção durante Fórum de Ação Social e Cidadania

Vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2014 explicam porque investir em projetos sociais

Valorizar o local no qual os trabalhadores moram. Capacitar os familiares dos colaboradores. Potencializar as habilidades. Construir cidadania. Essas foram iniciativas premiadas durante o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2014, organizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Os vencedores foram anunciados na noite do dia 21, durante o 86° Encontro Nacional da Indústria da Indústria da Construção (ENIC). Na tarde do dia seguinte (22), os premiados tiveram a oportunidade de partilhar os motivos que os levaram a investir em projetos sociais.

“Conseguimos quebrar o abismo entre aquilo que se cobra do profissional e suas condições de vida”, disse Alexandre Mourão, diretor-técnico da C. Rolim Engenharia, vencedora na categoria Empresa com o projeto “Mutirão do Bem”. Há 37 anos no mercado cearense, Mourão disse que abraçou como missão “construir sem destruir”.

A C. Rolim cedeu a logística e demais recursos necessários e pediu aos colaboradores da empresa para oferecerem a mão de obra. A partir de mutirões de reforma na residência de empregados com moradias em piores situações, conseguiu-se criar ambiente de trabalho mais humano e fortalecer os laços de amizade.

Já a Dinâmica Engenharia, empresa goiana premiada na mesma categoria, investiu na capacitação das famílias dos colaboradores. “Mais de 400 pessoas já participaram do ‘Família Mais Dinâmica’ e a meta, para 2014, é alcançar 200 pessoas”, disse Mário Andrade Valois, diretor administrativo-financeiro, que ressalta a importância do projeto para a permanência dos funcionários. O projeto é apenas uma das iniciativas de cunho socioambiental da empresa, que investe ainda em reutilização de água, alfabetização dos empregados, voluntariado comunitário e biblioteca nos canteiros.

Trabalhador

O maranhense Paulo Castro Silva dos Santos, premiado como Trabalhador Modelo, é funcionário da empresa goiana Consciente Construtora e Incorporadora. Paulo integrou o projeto Ensino Consciente e teve atuação decisiva na participação dos colegas no programa. Ele não apenas se propôs em superar as dificuldades e preconceitos, em ter que estudar após suas jornadas diárias de trabalho, como também sensibilizou os colegas a persistirem.

“Enquanto há vida, há esperança”, disse, aplaudido de pé, enquanto agradecia pelo prêmio. Suas palavras transbordavam força de vontade, o que deixou a plateia encantada. “O prêmio é importante, no entanto, o mais importante é crescer em conhecimento”, disse o servente que fez da escola o ponto de partida para o crescimento profissional.

Na categoria Destaque Social, o vencedor foi o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) de Joinville. Atualmente, engloba 610 empresas na cidade e, há 22 anos, busca resgatar a cidadania e a valorização do colaborador.

Ao final do debate, os consultores Rafael Oliveira e Fabiana Ribeiro apresentaram o Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção. Além da distribuição do material impresso, o Guia também tem versão online, é um espaço para a atualização e identificação das melhores práticas aplicadas na cadeia de construção e visa contribuir para a replicação dessas experiências socioambientais.

Partilha de ideias

Na composição da mesa de debate, José Augusto Florenzano, presidente do Seconci-Brasil, e Maria Helena Mauad, presidente do Fasc. Na plateia, mais de 50 pessoas, dentre empresários e profissionais da indústria da construção, além dos vencedores. “Este ano, 30 novas empresas participaram do prêmio”, anunciou Florenzano.

Assessoria de Imprensa do 86º Enic.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – DF
Sinduscon-BC
Sinduscon-Teresina
Sinduson – GV
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – SE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscom-SL
Ademi – PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea