Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/09/2020

Pernambuco apresenta benefícios sociais e econômicos da campanha de SST

Identificar, avaliar e controlar riscos de acidentes de trabalho, por meio de visitas aos canteiros de obras, bem como capacitar gestores, líderes e trabalhadores da construção civil em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) são os principais objetivos da Campanha de Segurança da Indústria da Construção Civil do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), cujos resultados serão apresentados no dia 2 de outubro a representantes de trabalhadores e empresários do setor da construção, fiscalização do trabalho e especialistas em SST.

 

Instituída em 1995, a iniciativa inspirou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção) da CBIC, correalizada com o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN) e apoio do Serviço Social da Construção (Seconci Brasil) e da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério da Economia.

“Há 25 anos, a campanha contribui para a melhoria das condições de trabalho e redução dos riscos de acidentes inerentes à construção civil”, afirma o professor doutor em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (LSHT), Béda Barkokébas Júnior, coordenador dos trabalhos.

Nesse período, mais de 10 mil obras foram visitadas e mais 100 mil e 500 trabalhadores capacitados em segurança e saúde no trabalho, consolidando a cultura da prevenção de acidentes entre os colaboradores. A ação também formou cerca de 260 profissionais de SST especializados em segurança na construção civil.

Como principais resultados nos campos social e econômico, destaques para a redução da acidentalidade no setor e ganho de mais de 47 milhões de reais relacionados à proteção do passivo de multas à indústria da construção de Pernambuco.

Estruturada em seis projetos estratégicos, a campanha desenvolve atividades relacionadas a:

  • Mobilização social para segurança do trabalho: capacitação para empresários, gestores e líderes do setor;
  • Pesquisa das condições de inseguras em obras: realização de visitas a canteiro de obras para identificação de pontos de melhoria nas obras;
  • Pesquisa dos fatores de potenciais de riscos por função/atividade;
  • Estatísticas de acidente na construção civil em Pernambuco;
  • Perfil sócio educacional do trabalhador da construção civil do estado de Pernambuco, e Treinamento do trabalhador em práticas de prevenção de acidentes na construção civil.

São parceiros da iniciativa, a Associação de Empresas do Mercado Imobiliáriode Pernambuco (Ademi-PE), Associação de Empresas de Obras Públicas de Pernambuco (Aeope), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PE), Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli /UPE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outros.

Quer saber mais sobre a campanha? Acompanhe o evento virtual regional de Recife (PE) da CANPAT Construção de 2020 sobre o tema ‘Nova NR-18 – A Norma Regulamentadora da Indústria da Construção’ no dia 2 de outubro, às 10h. A iniciativa integra o projeto ‘Realização/Participação de/Em eventos temáticos de RT/SST’, realizado pela CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Inscreva-se e participe!

A seguir, confira a programação para o evento regional da CANPAT Construção de Recife, realizado pela CBIC, Sinduscon-PE, Ademi-PE e Sesi-DN.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Sinduscon-TO
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BNU
Sinduscon-RO
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-BC
Sinduscon – CO
Sinduscom-NH
Sinduscon-CE
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea