Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2012

14 obras no Ceará estão na lista para receber selo ambiental

"Cbic"
20/09/2012 :: Edição 405

Jornal O Povo – 20/09/2012

14 OBRAS NO CEARÁ ESTÃO NA LISTA PARA RECEBER SELO AMBIENTAL

No Ceará, 14 obras já receberam uma pré-certificação do selo LEED (em inglês, Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações que tem o maior prestígio internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil., o que significa que o Estado está se adequando aos padrões mundiais de sustentabilidade.

O reconhecimento leva em consideração, por exemplo, a colocação de lonas de contenção por baixo de caminhões que descarregam produtos na obra, para evitar sujar a via pública, e a adaptação do uso de maquinário para amenizar o contato dos operários com a poeira.

De acordo com Eugênio Montenegro, diretor do Sindicato da Indústria da Construção do Ceará (Sinduscon-CE), é importante esse ajuste nas construções locais, já que um dos pontos relevantes para os negócios é a decisão de algumas grandes empresas de somente se instalarem em prédios "verdes".

"Os coreanos que estão trabalhando na siderúrgica do Pecém não encontraram nenhum prédio nos parâmetros que eles queriam", conta. Montenegro diz que, mesmo não sendo uma exigência legal, muitas empresas pedem a licença ambiental da prefeitura porque querem saber se o terreno onde a obra foi erguida era um terreno "saudável".

Para Leonardo Cavalcante, diretor da incorporadora do edifício LC Corporate Green Tower, que está na lista dos pré-aprovados para receber o LEED, apesar dos valores para cumprir as exigências serem altos e encarecerem o valor final do imóvel, os usuários terão economia com custos fixos como água e energia.

"Além disso, existe empresa multinacional que tem como critério de instalação comercial a certificação LEED e poderemos oferecer isso", comenta. Ele conta que uma grande empresa está negociando a aquisição de três pavimentos do LC Corporate, mas ainda não pode revelar o nome da empresa. "Fora a questão do marketing e do valor agregado que isso traz para empresa", lembra Cavalcante.

Outro empreendimento que está na lista para receber o selo LEED é o Wai Wai Eco Residence, no Cumbuco. Segundo Josafá Almeida, gerente técnico da Magis, o Brasil está começando a conceber seus projetos com princípios de sustentabilidade.

"Em outros países, a sustentabilidade não é luxo, é padrão", afirma. Ele lembra que o retorno vem não apenas no valor agregado, mas é refletido diretamente no bolso. "É como comprar uma lâmpada de Led. Quando você compra é muito mais caro, mas ela tem durabilidade muito maior e paga o investimento", exemplifica.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Sinduscon-Caxias
Ademi – AL
Sinduscon Chapecó
ASEOPP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-AM
Sinduscon-Costa de Esmeralda
FENAPC
Ademi – PR
SECOVI-PR
Sicepot-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.