Setor da construção e Sebrae vislumbram parceria em busca de oportunidades de negócios para a cadeia produtiva

Startups, BIM, capacitação de terceiros e Norma de Desempenho são alguns dos projetos que poderão ser trabalhados para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão firmando parceria em busca de melhores resultados para ações de interesses convergentes entre a cadeia produtiva do setor da construção e o empreendedorismo. Os temas foram identificados em recente encontro entre os presidentes da CBIC, José Carlos Martins, e do Sebrae, Afif Domingos. “A ideia é inserir cada vez mais no setor o que há de mais inovador no mercado construtivo, exemplo das startups”, destaca Martins.

A princípio, segundo a coordenadora de projetos da CBIC, Geórgia Grace, as entidades trabalharão em torno dos seguintes temas de interesse comum: BIM (Building Information Model), Startups, Ética e Compliance, Indicadores de Produtividade, Capacitação de Terceiros e Norma de Desempenho.  “No caso do BIM, o desafio é expandir a implantação do convencimento de toda a cadeia produtiva para essa revolução, que vai mudar a forma de construir”, destaca Geórgia Grace. Já no que se refere às startups, segundo a coordenadora de projetos da CBIC, a ideia é inserir o setor também nesse universo. “Já temos desenhada a concepção de uma proposta de programa para chamar a atenção desse coletivo criativo das startups para os desafios e problemáticas do setor da construção”, informou.

Sobre a capacitação, Geórgia Grace mencionou que o objetivo é trabalhar com dois projetos. O de Terceirização Responsável, sugerido pela presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes, focado nos parceiros do setor da construção, e no CBIC Jovem, projeto para capacitação e coaching desses jovens e futuros dirigentes.

O anúncio da parceria foi feito no último dia 12 de setembro, durante a reunião do Conselho de Administração da CBIC, que contou com as presenças de Roberta Aviz, coordenadora nacional de Casa e Construção do Sebrae, e Agnaldo de Almeida Dantas, da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, ocasião em que foram apresentadas as ferramentas e as oportunidades disponíveis no Sebrae para o encadeamento produtivo do setor da construção.

Oportunidades para o setor

Ao destacar as ações desenvolvidas pelo Sebrae que, atualmente, conta com 110 projetos em 26 estados do País, beneficiando mais de 5 mil empresas e com um investimento previsto de R$ 68,6 milhões em 2017 e 2018, Roberta Aviz mencionou as enormes oportunidades para a cadeia produtiva do setor e o desafio da entidade em incentivar essas inovações.

Segundo Roberta, pesquisa realizada pela consultoria da CB Insights identificou as 100 mais promissoras startups para a cadeia produtiva do setor da construção no mundo. “Foram agrupados os serviços que são fundamentais para o setor e identificadas as startups  que efetivamente podem colaborar, como as de softwares e aplicativos de gestão de projetos e de canteiro de obras; marketplaces para compartilhamento de equipamentos, integração de mercados; gestão de estoques e fornecedores; tecnologia para design, plantas e projetos; gestão de riscos, compliance, saúde e segurança; drones: registro fotográfico, vigilância, mapeamento de terrenos; realidade aumentada; robótica para construção; dados e análises, e gestão financeira”, salientou.

Além dos projetos já desenvolvidos pelo Sebrae Nacional, Agnaldo de Almeida Dantas apresentou instrumentos de fomento para incentivar as inovações no setor. Citou o programa Sebrae Like a Boss, que estimula a formação de novas startups, fazendo com que elas cresçam e amadureçam tanto em soluções tecnológicas quanto em termos de negócios. Mencionou o Edital de inovação para a indústria do Sebrae – Senai, que contempla R$ 53,6 milhões para o desenvolvimento de projetos inovadores em empresas industriais e startups de base tecnológica. Clique aqui para acessar a íntegra da apresentação dos representantes do Sebrae Nacional.

 

Compartilhe!
Tags

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Novembro, 2017

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

21Novallday30alldayO FUTURO DA MINHA CIDADE

23Nov08:3016:00EVENTO REGIONAL DA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CANPAT CONSTRUÇÃO 2017/2018) E REFORMA TRABALHISTA

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X