Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/03/2024

Setor da construção reforça redução de empréstimos para imóveis usados

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforçou, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, a importância da redução de empréstimos com recursos do FGTS para aquisição de imóveis usados. O setor defende que o fundo seja direcionado para impulsionar novos empreendimentos, visando à geração de empregos.

A entidade detalhou que aproximadamente 50% das unidades financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) atualmente são imóveis usados. Já na linha Pró-cotista, direcionada à classe média, 70% das unidades são usadas, apontou a entidade.

De acordo com o presidente da CBIC, Renato Correia, em certas regiões do país, não há oferta suficiente de imóveis novos, porém é necessário equilibrar a alocação dos recursos destinados ao financiamento de imóveis usados. Corria ressalta que, com a redução da captação de recursos da poupança, a Caixa tem se voltado mais ao FGTS para conceder empréstimos, mesmo para a aquisição de imóveis usados.

Correia afirmou que é primordial estimular a construção de novos imóveis para promover a geração de empregos. “O FGTS destina-se ao financiamento habitacional, mas é crucial que haja uma lógica de retroalimentação. A compra de imóveis usados também gera empregos, porém em menor escala se comparada à aquisição de novos”, declarou ao jornal

Confira a matéria na íntegra.



COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-ES
Sinduscon-JP
Sinduscon-PB
Sinduscon-RN
APEOP-SP
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-GO
Sinduscon-MS
Sinduson – GV
Sinduscon-AC
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea