Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/01/2013

Inmetro altera critérios de avaliação de conformidade para materiais de construção

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alterou e atualizou no final de dezembro de 2012 as certificações voluntárias para blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação e telhas cerâmicas. Também foram criadas certificações para tijolos maciços cerâmicos para alvenaria e telhas de concreto.

As medidas foram tomadas visando prevenir acidentes, assim como aumentar a durabilidade e o desempenho das construções. Os novos "Requisitos da Avaliação de Conformidade (RAC) para Materiais e Equipamentos da Construção Civil" já estão em vigor, conforme a Portaria 658/2012.

O RAC estabelece três modelos de certificação distintos, sendo responsabilidade de o fornecedor optar por um deles. São eles: Ensaio de lote; ensaio de tipo, seguido de verificação através de ensaios em amostras retiradas no comércio, exclusivo para micro e pequenas empresas; e ensaio de tipo, avaliação e aprovação do Sistema de Gestão de Qualidade do processo produtivo.

Fonte: Piniweb.
 

COMPARTILHE!

VEJA TAMBÉM

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
Ademi – MA
Sinduscon-SF
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sicepot-PR
SINDICIG
Sinduscon-PE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon – Norte
Sinduscon PR – Noroete
Sindicopes
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.