Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/06/2014

Um novo jeito de construir

"Cbic"
04/06/2014

Gazeta do Povo

Um novo jeito de construir

Sistemas de construção a seco. Softwares que reúnem e gerenciam informações do canteiro de obras. A construção civil está constantemente em busca de inovações que respondam às necessidades do mercado e às novas demandas econômicas e ambientais do setor. Algumas dessas novidades puderam ser conferidas na 5.ª edição do Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), na segunda-feira (02) e terça-feira (03). Empresas de diversos segmentos apresentaram seus produtos e tecnologias a estudantes, profissionais e entidades do setor.

 Tecnologia construtiva

 André Rodrigues/Gazeta do Povo

 Rafael do Valle e Henrique Cesar, da Biomassa. Produto pronto rende 20 vezes mais do que o cimento e gera economia de até 40%

 Os sistemas de construção a seco estão conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, em substituição às obras de alvenaria, e já chegaram, inclusive, às residências do segmento popular.

 Neste setor, o Inovatec System esteve entre as novidades apresentadas durante o 5.º Eninc. Criado nos Estados Unidos e licenciado no Brasil pela Inepar Triunfo Sistemas Construtivos, o método utiliza painéis compostos por espuma de PIR (poliisocianurato), composta de fibra de vidro e resina para a construção de residências em pouquíssimo tempo.

 As placas são produzidas com 2,5 metros por 12 metros e saem da fábrica prontas para serem instaladas   na medida exata das paredes, com cortes para portas e janelas e com a instalação elétrica já embutida. Na obra, são instaladas sobre perfis de fibra de vidro e resina em formato  U  e  H  e coladas umas nas outras de acordo com a planta de montagem da casa.  Um diferencial é que não há a necessidade de uma estrutura auxiliar, como ocorre com outros sistemas construtivos a seco, pois o painel já é estrutural , explica Newton Fernando, arquiteto e responsável técnico do sistema no Brasil.

 Vantagens

 A agilidade e o custo da obra, equivalente ao de uma construção de alvenaria, são outros diferenciais do sistema, que permite que uma casa de 45 m² seja montada e receba todo acabamento em apenas dois dias.  O conforto térmico da residência também é favorecido, pois as variações de temperatura no ambiente interno são muito baixas, mantendo-se entre 17ºC e 24ºC , explica Fernando.

 O Inovatec System também tem atrativos ligados à sustentabilidade. O consumo de energia utilizado para a construção pelo sistema representa um quarto do utilizado em uma obra de alvenaria. Por ser entregue nas medidas da casa, a construção não gera resíduos.  As sobras decorrentes da adaptação das placas ficam na fábrica e são utilizadas para a fabricação de subprodutos, como chapas para a produção de móveis , conta o arquiteto.

 Da parede ao acabamento

 Outra solução que surpreendeu os participantes do evento foi a Biomassa Assentamento de Bloco, produto que substitui a tradicional massa de cimento para o assentamento de tijolos ou de blocos de concreto na construção de paredes de alvenaria.

 Desenvolvida pela Biomassa do Brasil, a massa é comercializada pronta para uso, dispensando o preparo na obra da mistura que leva areia, cal, cimento e água para a fixação dos tijolos. O produto ainda vem em uma bisnaga que facilita sua aplicação, o que otimiza o processo construtivo e reduz o desperdício de matéria-prima.

 Segundo Rafael do Valle, gerente comercial da empresa, a Biomassa rende 20 vezes mais do que o cimento comum e resulta numa economia de até 40% nos custos ao final da obra.  Um pacote de três quilos de Biomassa ergue dois metros quadrados de parede. A mesma metragem precisaria de cerca de 60 quilos para ser levantada com o cimento convencional. Essa diferença se dá, principalmente, pela quantidade de massa que é desperdiçada no sistema tradicional, o que reflete em maiores custos e na geração de resíduos na obra , explica. A secagem da massa é rápida e entre duas e quatro horas a parede está pronta para receber o reboco.

 Além do produto para assentamento de tijolos, a empresa oferece argamassa e rejunte   em diversas cores   prontos para a colocação de pisos e azulejos, seja em áreas internas ou externas.  O fato do produto vir pronto e em embalagem própria para a aplicação possibilita o  faça você mesmo  na execução de pequenos reparos. E, se sobrar material, basta fechar bem o pacote para que as massas possam ser utilizadas dentro do prazo de um ano , explica Valle.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
Sinduscon – CO
Sinduscon-RO
Sinduscon-SP
Sinduscon-RR
APEMEC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
FENAPC
Sinduscom-NH
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ASSECOB
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea