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AGÊNCIA CBIC

02/06/2020

Serviços online do Sesi ajudam empresas a atender legislação de SST

O Serviço Social da Indústria (Sesi) está auxiliando empresas a implementarem programas de saúde e segurança no trabalho, atendendo a legislação e prevenindo o contágio por Covid-19. Os serviços digitais contemplam assessorias e consultorias técnicas online, cursos de educação a distância sobre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, uma plataforma de desenvolvimento e a implementação de programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO) para micro e pequenas empresas.

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi, Emmanuel Lacerda, o uso de plataformas online agiliza processos e ajuda a prevenir a disseminação da covid-19 já que, desde a contratação até a execução dos serviços, tudo é feito a distância.

“O Sesi antecipou a prestação de serviços por meio de plataformas digitais para melhor apoiar empresas neste momento de pandemia”, destaca.

Conheça, a seguir, os serviços online do Sesi:

 

Assessoria online para prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho

Esse serviço possibilita que empresas recebam de forma ágil avaliação de ações de prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho com base nas recomendações da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia. Ao fim, um especialista do Sesi realiza consultoria online para detalhar o plano de ação com pontos que a empresa precisa estar atenta para contenção do coronavírus. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Para ter um panorama da situação de combate à covid-19 no ambiente de trabalho, os gestores devem preencher questionário com 52 perguntas. Entre as questões abordadas estão formas de comunicação e orientações passadas a funcionários, treinamentos sobre uso correto, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual, protocolos para evitar aglomerações e cuidados de higiene e monitoramento da saúde dos trabalhadores.

Além disso, são avaliados o tratamento aos trabalhadores de grupo de risco, condições de ventilação dos ambientes de trabalho e os cuidados com profissionais de saúde dentro da empresa. Há também avaliação do atendimento da empresa em relação às obrigações legais de saúde e segurança no trabalho.

 

Cursos a distância sobre normas regulamentadoras

Por meio de capacitações online, é possível atualizar gestores e trabalhadores sobre as mudanças recentes em normas regulamentadoras (NRs) e ofertar cursos obrigatórios para trabalhadores, conforme legislação de saúde e segurança no trabalho. Os cursos são oferecidos em uma plataforma amigável, com conteúdos audiovisuais demonstrativos das condições de trabalho do dia a dia, de forma a contribuir no desenvolvimento de comportamento seguro que previna a ocorrência de acidentes de trabalho. Desta forma, as indústrias ficam em dia com a legislação de saúde e segurança no trabalho, que exige a oferta desses cursos pelos empregadores a seus trabalhadores. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Nesse momento, as capacitações disponíveis são relacionadas à:

  • transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais (NR 11);
  • trabalho em altura (NR 35);
  • segurança e saúde ocupacional (NR22);
  • segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR 10);
  • segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados (NR 36);
  • segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados (NR 33)

Até agosto, o Sesi deve disponibilizar mais 18 cursos, entre eles, os relacionados a outras duas normas regulamentadoras: NR 18 (Indústria da Construção) e NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Na plataforma, os trabalhadores também testam os conhecimentos adquiridos e os que obtiverem resultado satisfatório recebem certificado. As empresas têm o relatório sobre o desempenho dos trabalhadores.

Para participar dos cursos, os trabalhadores precisam ter acesso a computador, tablet ou celular com internet. No caso dos cursos semipresenciais, como o da NR 35, as empresas podem priorizar o módulo a distância nesse momento e agendar as aulas presenciais quando a empresa estiver com o ambiente controlado para evitar o risco de contágio da covid-19.

 

Atendimento à legislação de saúde e segurança no trabalho

O Sesi Facilita é um serviço para que micro e pequenas empresas de qualquer setor desenvolvam a distância Programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO), de forma simples e fácil. No portal, as empresas inserem o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o número de funcionários e no ato já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. Caso estejam, efetuam a compra digitalmente e serão autorizadas a preencher formulários customizados para o setor em que atuam e podem contar com a ajuda de um assistente virtual.

O processo começa pelo envio das informações de riscos no ambiente de trabalho necessárias ao PPRA. O sistema fornece um check-list para conferência de todos os documentos necessários para o processo completo. Além de inserir dados no formulário, é possível enviar vídeos e fotos do processo produtivo para que a assessoria técnica do Sesi, que receberá as informações, possa avaliar e contribuir com sugestões.

A etapa seguinte é a geração automática dos exames do PCMSO, que faz a correlação dos fatores de riscos apontados no PPRA aos exames médicos que são solicitados aos trabalhadores da empresa. O médico do trabalho do Sesi analisa e valida o PCMSO no sistema, insere informações quando necessário e assina eletronicamente o documento. Após esse processo, as versões digitais do PPRA e do PCMSO são disponibilizadas para a empresa. Durante o período de um ano após o ingresso no Sesi Facilita, a empresa pode ter até três revisões do PPRA e PCMSO.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

(Foto: Sesi/divulgação)

(Com informações da Agência CNI)

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