Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/06/2012

Recém-aberta, Essor disputa mercado na construção civil

"Cbic"
15/06/2012:: Edição 339

 

Jornal do Commercio RJ/RJ 15/06/2012
 

Recém-aberta, Essor disputa mercado na construção civil

Joint venture dos grupos franceses Mutuelle des Architectes Français Assurances (MAF) e Scor Global P&C, que entra com suporte técnico, a Essor Seguros, com sede no Rio de Janeiro, já está apta a operar no mercado de seguros brasileiro, voltada para o segmento da construção. Diretorexecutivo, Fábio Pinho diz que a seguradora chega ao Brasil com o firme propósito de garantir a conclusão de obras e ajudar a aprimorar a qualidade técnica das construções.
 Os planos da companhia são de lançar ainda este mês os seguros de garantia de entrega de obra e de danos estruturais, para o setor habitacional. São produtos que preservam o mercado de construção civil residencial em situações de inadimplência do construtor, durante a execução do empreendimento ou pelo período de cinco anos posteriores à conclusão da obra, no que se refere a possíveis danos estruturais. Um grande evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), que idealizou o desenho do produto a ser comercializado com exclusividade pela Essor, será apresentado em Belo Horizonte para os segmentos de seguros e da construção civil.
 Fábio Pinho explica que o seguro garantia de entrega de obra assegura a execução do empreendimento e a entrega do imóvel residencial ao consumidor, quando for identificada a ausência do incorporador ou construtor. A seguradora estima que a sua carteira de retenção de riscos chegue a R$ 1,3 bilhão nos próximos três anos, com a comercialização de produtos voltados para o mercado da construção civil.
 Foco no consumidor
 Diferentemente da garantia imobiliária, que já existe no mercado brasileiro, a garantia de entrega de obra não beneficiará a instituição financeira, mas o empreendimento, garantindo que ele será concluído e entregue ao consumidor. "Em situações de falência da construtora, o seguro assumirá o controle total da obra, designando um novo construtor para concluir o empreendimento", relata Fábio Pinho. "Trata-se de um procedimento inédito no Brasil", sustenta o executivo.
 Com o intuito de atender a demanda do setor de construção civil, a Cbic buscou uma seguradora capaz de prover soluções eficientes com a melhora da qualidade técnica das construtoras. Foi neste cenário que surgiu o seguro garantia de entrega de obra, que passará a ser comercializado em todo o território nacional e prevê, além do cumprimento de prazo, a fiscalização e o acompanhamento permanente do empreendimento.
 A Cbic pretende que as informações recolhidas durante as vistorias das obras seguradas integrem um banco de dados para mapeamento de problemas técnicos, com as respectivas soluções empregadas. A Essor, parceira do projeto, poderá consultar as informações, de modo a prever possíveis danos e agilizar tomadas de decisão para resolver os problemas.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Abrainc
Sinduscon-SE
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-AM
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
APEOP-SP
Sinduscon-JF
Sinduscon-TAP
SECOVI- PB
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea