Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2020

Publicada a Norma ABNT NBR 16747 de Inspeção Predial

A norma ABNT NBR 16747 Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, elaborada pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial (ABNT/CB-002/ CE-002:140.002), foi publicada no dia 21 de maio. Há tanto tempo aguardada, a Norma preencherá uma lacuna técnica observada nas legislações que tornaram obrigatórias as inspeções periódicas das edificações. 

Segundo o representante do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) na Comissão de Estudos, Lydio Bandeira, presidente da Comat/Sinduscon-Rio, a publicação da ABNT NBR 16747 encerra o processo iniciado em 14 de maio de 2013, quando houve a instalação da Comissão e início das discussões para elaboração da Norma.

“É comum encontrarmos disparidades nestas inspeções, mesmo entre aquelas realizadas em uma mesma cidade. Faltava uma metodologia, que agora foi definida”, disse Lydio Bandeira.

A ABNT NBR 16747 se aplica a edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas, e estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos relativos à inspeção predial, uniformizando a metodologia a ser empregada nesta atividade, e definindo, inclusive, as suas etapas mínimas. 

A inspeção predial, conforme definida nessa Norma, consiste em uma avaliação global da edificação, observando-se, por exemplo, o seu estado de conservação e a conformidade da sua manutenção com a ABNT NBR 5674. Dependendo do porte e da complexidade da edificação, esta atividade poderá envolver uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados (arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, mecânicos etc.). 

Lydio Bandeira enfatiza que o próximo desafio, talvez, o maior, será divulgar a Norma, para que, de fato, possa cumprir a sua função. 

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), acompanhou e divulgou todo o processo de elaboração do Projeto de Norma, as reuniões, a sua Consulta Nacional e recentemente sua Publicação no Portal de Normas Técnicas da entidade. 

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

Os temas tratados têm interface com o ‘Projeto Inovação e Tecnologia’, uma iniciativa da da CBIC com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – MA
Sinduscon-JF
Sinduscom-VT
Sicepot-PR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-PE
Ademi – AL
Sinduscon-Brusque
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea