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AGÊNCIA CBIC

16/04/2012

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

"Cbic"
16/04/2012:: Edição 298

 

Revista Edificar/BR 16/04/2012
 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

A CBIC, por meio do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) abriu as inscrições para a concessão do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social para destacar os projetos sociais desenvolvidos por entidades e empresas atuantes no setor da Indústria da Construção, no ano base de 2011 e anteriores.
Podem concorrer entidades de classe ligadas ao setor da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário e empresas filiadas a estas entidades, sediadas no Brasil, de qualquer porte, ou que estejam desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de maio próximo.
Nesta edição, o Prêmio terá como base as diretrizes e conceitos descritos na Norma de Responsabilidade Social – ISO 26000, que traz a responsabilidade social envolvendo ações socioambientais e de preservação do meio ambiente.
Serão consagrados cinco vencedores, sendo premiados: dois projetos na Categoria Empresa; dois projetos premiados na Categoria Entidade e um projeto na Categoria Destaque Social. Os agraciados receberão um troféu, um certificado de Responsabilidade Social, por ocasião do 84º ENIC (que será em junho, em Belo Horizonte) e premiação em dinheiro no valor de R$ 15.000,00; recurso que deverá ser destinado exclusivamente para o desenvolvimento da ação ou projeto social.
A ISSO 26000 possui sete temas centrais, que são: Governança Organizacional: Trata de processos e estruturas de tomada de decisão, delegação de poder e controle. O tema é, ao mesmo tempo, algo sobre o qual a organização deve agir e uma forma de incorporar os princípios e práticas da responsabilidade social à sua forma de atuação cotidiana.
Direitos Humanos: Inclui due dilligence, situações de risco para os DH; como evitar cumplicidade; resolução de queixas; discriminação e grupos vulneráveis; direito civis e políticos, direitos econômicos, sociais e culturais; princípios e direitos fundamentais do trabalho.
Práticas Trabalhistas: Refere-se tanto a emprego direto quanto ao terceirizado e ao trabalho autônomo. Inclui emprego e relações do trabalho; condições de trabalho e proteção social; diálogo social; saúde e segurança no trabalho; desenvolvimento humano e treinamento no local de trabalho.
 
Meio ambiente: Inclui prevenção da poluição; uso sustentável de recursos; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; proteção do meio ambiente e da biodiversidade e restauração de habitats naturais.
 
Práticas leais de operação: Compreende práticas anticorrupção; envolvimento político responsável; concorrência leal; promoção da responsabilidade social na cadeia de valor e respeito aos direitos de propriedade.
 
Questões dos consumidores: inclui marketing leal, informações factuais não tendenciosas e práticas contratuais justas; Proteção à saúde e a segurança do consumidor; consumo sustentável; atendimento e suporte ao consumidor e solução de reclamações e controvérsias; proteção e privacidade dos dados do consumidor; acesso a serviços essenciais e educação e conscientização.
 
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade: Refere-se ao envolvimento da comunidade; educação e cultura; geração de emprego e capacitação; desenvolvimento tecnológico e acesso a tecnologias; geração de riqueza e renda; saúde e investimento social.

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