Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2017

Encontro Nacional dos Seconcis (ENSE) reforça o compromisso do setor da construção com o desenvolvimento humano

Mudança do cenário político e econômico no país e o impacto dessas mudanças nas ações desenvolvidas pelos Seconcis foram destaques da abertura do evento

Representantes dos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) de todo o país estão reunidos desde o último dia 27/09, no Hotel Mercure, no Rio de Janeiro, para a edição 2017 do Encontro Nacional dos Seconcis (ENSE). Considerado o mais importante evento para a discussão de assuntos administrativos, estratégicos e técnicos, o ENSE 2017 é promovido pelo Seconci Brasil, em parceria com o Seconci-Rio e apoio do Plano de Amparo Social Imediato (PASI). “A expectativa é de que, ao final do evento, o ENSE contribua para o fortalecimento e crescimento de todos os Seconcis, para o aprimoramento e desenvolvimento profissional dos especialistas e gestores e, consequentemente, gere ganhos para as empresas, seus trabalhadores e a sociedade em geral”, destaca o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo.

No momento em que o país enfrenta uma das maiores crises de sua história e ao mesmo tempo mudanças estruturais como a reforma trabalhista e a regulamentação da terceirização, quebrando velhos paradigmas que norteiam a relação capital trabalho, os representantes dos Seconcis de todo o país se sentem desafiados a adotar medidas adequadas que apoiem as empresas no sentido de recuperar a atividade econômica e a retomada de seu crescimento, sem perder a essência e o compromisso com o desenvolvimento humano de todos que atuam no setor, contribuindo para o tão necessário crescimento sustentável do Brasil.

Já na solenidade de abertura do evento, a mudança do cenário político e econômico no Brasil e o impacto dessas mudanças nas ações desenvolvidas pelos Seconcis foi tema de destaque dos discursos. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou a importância da troca de experiências, acrescentando que os Seconcis são a mola mestra do setor de construção, uma vez que a produtividade é cada vez mais preponderante na forma como as empresas se destacam. “O cuidado com o trabalhador é o ponto chave da melhoria dessa produtividade, daí a importância de um evento como o ENSE, dentro da missão dos Seconcis”, destacou.

O presidente do Seconci-Rio, Jackson da Costa Pereira, também ressaltou a relevância da troca de experiências vividas pelos diversos estados, para que cada entidade otimize suas ações, baseando-se nas boas práticas das demais. Já o presidente do Seconci-Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo, disse que o “Seconci, mais do que saúde é a construção levando segurança e dignidade aos trabalhadores”.

Reforma Trabalhista

Durante o ENSE também estão sendo discutidos assuntos como: desenvolvimento sustentável, reforma trabalhista, biossegurança na odontologia, informatização na área de saúde, desenvolvimento institucional, governança corporativa entre outros. A reforma trabalhista, tema que tem ocupado as manchetes dos jornais e preocupado empresários e gestores de todo o país, foi abordada pelo presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, que ressaltou as importantes mudanças que ela representa no mundo do trabalho.

Adesão ao Pacto Global

Um dos destaques do evento foi a adesão do Seconci-Rio ao Pacto Global. A iniciativa reforça a missão da entidade de agente transformador da indústria da construção e o seu compromisso de mobilizar as empresas para adoção de práticas que promovam valores fundamentais de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Para o presidente do Seconci-Rio a adesão ao Pacto Global está dentro do escopo principal de atuação de todos os Seconcis espalhados pelo Brasil que, há mais de 50 anos, focam seus trabalhos no desenvolvimento profissional e social daqueles que fazem parte da indústria da construção.

Reforçando a importância da adesão de empresas ao Pacto Global, para que haja maior comprometimento com o desenvolvimento de ações que legitimem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a assessora da Rede Brasil do Pacto Global, Bárbara Dunin, disse que a decisão é relevante, principalmente em razão do setor de construção civil ser muito importante para a economia dos estados. Segundo ela, aderir à iniciativa demonstra que a entidade entende que desenvolver ações sustentáveis faz parte do negócio, porque minimiza riscos e estimula novas parcerias, entre outras vantagens.

Na ocasião, o engenheiro Ambiental de Qualidade, Acreditações, Certificações e Auditorias do Hospital Albert Einstein, Neilór Cardoso Guilherme, apresentou case de sucesso na adesão ao Pacto Global.

Clique aqui para acessar o vídeo do Seconci Brasil e conheça mais sobre esse serviço social da indústria da construção que com 30 unidades espalhadas por 11 estados do país e no DF, oferecem serviços de saúde e segurança aos trabalhadores do setor da construção e seus familiares e alcança cerca de 270 mil consultas médicas/ano e 430 mil consultas odontológicas/ano.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Ascomig
Sinduscon-PLA
ASEOPP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Aconvap
SINDUSCON – SUL
FENAPC
Sinduscon-BC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea