Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2019

Empresa obtém Licença de Operação Corretiva para Complexo de Germano/MG

A Samarco recebeu a Licença de Operação Corretiva (LOC) para suas atividades operacionais no Complexo de Germano, localizado em Minas Gerais (MG), e deve reiniciar as suas operações utilizando novas tecnologias para o empilhamento de rejeitos a seco.

Aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a LOC garante que a Samarco agora possui todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas operações.

De acordo com a empresa, o retorno das atividades relacionadas à extração de minério de ferro, às plantas de beneficiamento em Germano, Mariana (MG) e à planta de pelotização no Complexo de Ubu, localizada em Anchieta (ES), apenas ocorrerá após a implementação de um sistema de filtragem.

A construção da planta de filtragem deverá ocorrer em um prazo aproximado de 12 meses, a contar da obtenção da LOC. Durante esse período, a empresa continuará com as atividades de prontidão operacional, que inclui a manutenção de equipamentos.

Após a implementação do sistema de filtragem, sujeita à aprovação de seus acionistas, a Samarco estima que a retomada de suas atividades ocorrerá por volta do final do ano de 2020.

Com o  processo de filtragem, a empresa poderá filtrar a parte arenosa do rejeito (80% do total em volume) e empilhá-la de forma segura.

Os 20% restantes serão depositados na cava Alegria Sul, uma estrutura rochosa confinada, o que aumenta a segurança. As obras de preparação da cava Alegria Sul começaram em outubro de 2018 e foram concluídas em meados deste mês.

“Com a aprovação da LOC, a Samarco está autorizada a reiniciar as operações. Entretanto, inicialmente precisamos adotar novas tecnologias de filtragem que aumentarão a segurança, o princípio fundamental que guia o nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente, Rodrigo Vilela.

Veja a íntegra da matéria

(Com informações da Samarco)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
Sinduscon-MA
Sinduscon-BNU
Sinduscon-PB
SECOVI- PB
Sinduscon-TAP
Sinduscon-PE
Ademi – RJ
Sinduscon – Vale
ADEMI – BA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea