Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/06/2018

Dez tópicos para a gestão da construção sustentável de empreendimentos

A gestão urbana sustentável é um tema que tem despertado interesse e tem sido valorizado por diversos atores. Questões como mobilidade, unidades de conservação, saneamento básico e recursos hídricos são objeto de planos, programas e políticas públicas. No entanto, a formação de profissionais em gestão ambiental das cidades ainda é recente e os primeiros cursos de extensão têm sido oferecidos agora, como Projetos de construção sustentável, Gestão de resíduos sólidos e Gerenciamento de cidades.

Por sua vez, o setor da construção civil tem avançado, nos últimos anos, com ações em prol da construção sustentável. Os campos de atuação são variados – obras públicas, condomínios residenciais e conjuntos de habitação social, por exemplo – e, para a realização de um trabalho consistente, exige-se a expertise de profissionais que tenham visão multidisciplinar e conheçam as práticas de excelência na área. Somente assim, o mercado imobiliário poderá induzir a melhoria da qualidade de vida urbana.

A Revista Planeta, ao abordar esse assunto em sua edição nº 539, listou dez tópicos como guia temático para a gestão da construção sustentável de empreendimentos imobiliários. A seguir: 1) Estudos de implantação urbanística: sítio natural, infraestrutura instalada e assentamentos existentes; 2) Projeto arquitetônico para o conforto térmico e bioclimático; 3) Acessibilidade e desenho universal; 4) Eficiência energética; 5) Uso racional e conservação da água; 6) Ciclo de vida dos materiais: inovação de produtos e sistemas construtivos; 7) Gestão dos resíduos sólidos; 8) Gestão do pós-uso dos empreendimentos; 9) Responsabilidade social e empresarial, e 10) Certificação e regulação governamental.

(Com informações da Revista Planeta)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sindicopes
Sinduscon-MA
Sinduscon-MG
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Norte
Sinduscon-MS
Sinduscon – CO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-JF
Sinduscon-PA
Sinduscon-TO
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea