Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/09/2020

Desemprego sofre influência do mercado informal, indica PNAD-Contínua

A taxa de desocupação no País foi de 13,8% no trimestre de maio a julho/2020, segundo resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Contínua) divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Esta é a maior taxa da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Em iguais meses do ano anterior a referida taxa foi de 11,8%”, menciona a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

A população ocupada no País atingiu 82 milhões de pessoas, o menor contingente já observado na série da pesquisa. Em relação ao trimestre anterior (fevereiro a abril) a população ocupada foi reduzida em 7,2 milhões de pessoas.

Já a população desocupada, de maio a julho, foi de 13,1 milhões de pessoas. Esses resultados mostram a força da pandemia provocada pelo novo coronavírus no mercado de trabalho.

 

Mercado de trabalho na construção civil  

No período de maio a julho, a construção civil ocupou 5,336 milhões de pessoas, conforme os dados da PNAD. Isso significa que, em relação ao trimestre anterior (fevereiro a abril), o setor perdeu 560 mil ocupações e, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, 1,3 milhão. Vale lembrar que os dados da PNAD Contínua envolvem o mercado de trabalho formal e informal.

Já os dados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia, demonstram que, de maio a julho, o resultado no setor foi positivo, com a geração de 37.710 novas vagas com carteira assinada. Assim, o número de trabalhadores com carteira assinada na Construção, que era de 2,137 milhões em abril, passou para 2,175 milhões em julho.

“Os resultados da PNAD-Continua estão sofrendo forte influência do segmento informal, já que os resultados do Caged sinalizam recuperação de vagas”, destaca Vasconcelos.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
Sinduscon-ES
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RR
SECOVI-SP
ADEMI-AM
Sicepot-RS
Sinduscon-RN
Sinduscon-TO
Sinduscon-PLA
Sindicopes
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea