Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/04/2020

Covid-19: Deputados federais participam virtualmente de reunião da CBIC

Em tempo de pandemia do coronavírus (Covid-19), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu extraordinariamente nesta quarta-feira (15), via webinar, os membros do Conselho de Administração da entidade, com a participação dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcelo Ramos (PL-AM), que avaliaram o momento de crise e como a Câmara dos Deputados pode ajudar o país a retomar o investimento.

Deputado Aguinaldo Ribeiro

O deputado Aguinaldo Ribeiro apontou que, no momento, “uma das preocupações é fazer com que as medidas que estão sendo adotadas pelo governo federal tenham efetividade na ponta”. Para isso, se colocou à disposição para novas reuniões semanais com o setor para acompanhamento da execução das iniciativas anunciadas.

Deputado Marcelo Ramos

 

Sobre as ações da Câmara dos Deputados, o deputado Marcelo Ramos diz que é “insensível querer tratar reforma fiscal neste momento. Vamos ter que esperar a crise passar”. Na agenda atual, entre outros, destacou as MPs 944/2020 (Programa Emergencial de Emprego) e 946/2020 (FGTS) e a necessidade do diferimento tributário.

Refletindo sobre o país que se quer no futuro, Aguinaldo Ribeiro defendeu a necessidade de se pensar em uma agenda estratégica para o Brasil. “É extremamente importante discutir as bases de como pretendemos avançar para que o país tenha um Planejamento de Estado, com uma política definida para saber onde se quer chegar”.

Em relação ao pós-crise, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou que o setor da construção impacta diretamente 62 atividades comerciais industriais e mais de 35 atividades de serviço. “É como uma caixa d´água com 97 torneiras para irrigar a economia. Se for para irrigar a economia, o governo tem que fazer uma conta: é melhor usar o banco – seguro desemprego – ou usar um setor que pode ampliar a capilaridade de irrigar a economia?”

 

‘Como a CBIC pode te ajudar hoje?’

O presidente da CBIC reforçou aos conselheiros a importância do acompanhamento diário da área ‘Como a CBIC pode te ajudar hoje?’, no site da entidade, onde estão sendo inseridas diariamente ações da entidade e as experiências locais para mitigar os riscos da pandemia na atividade da construção.

A vice-presidente da área de Responsabilidade Social, Ana Claudia Gomes, reforçou que a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade está mapeando as boas práticas desenvolvidas pelo setor, com a participação do CBIC Jovem, dos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e de entidades do setor, e as consolidará como referência para o setor na linha de preservar a vida dos trabalhadores. “A ideia é que o trabalhador seja multiplicador de boas práticas na sua comunidade e junto às suas famílias”.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-PE
Sinduscon-SF
ASEOPP
Ademi – RJ
Sicepot-PR
Sinduscon-PA
SECOVI-GO
Aconvap
FENAPC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea