Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/12/2019

Conselho apresenta 92º ENIC, e discute orçamento e sucessão

Cerca de 60 empresários e dirigentes de entidades associadas participaram, nesta terça-feira (10), em Brasília, da Assembleia Geral Ordinária e da reunião mensal do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Os encontros serviram para fechar um balanço das atividades do ano e preparação para temas essenciais para a entidade e o setor em 2020, como orçamento, sucessão da presidência e a apresentação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Na assembleia, pela manhã, o presidente da CBIC, José Carlos Martins tratou sobre a adimplência dos associados e sugeriu formas para as entidades quitarem eventuais pendências. “Em 31 de dezembro, o associado tem que estar adimplente para poder se candidatar e inscrever uma chapa, assim como votar nas eleições da CBIC em 2020. E até 31 de janeiro todas as entidades têm que estar em dia com suas contribuições. Vamos oferecer um refinanciamento com R$ 500 de piso, para quitação de dívidas em até 180 meses”, explicou.

Uma maior transparência sobre a receita da CBIC foi sugerida pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro de Holanda. “Seria interessante a divulgação de uma lista com todos os associados e valor de suas contribuições. Dessa forma se imprimiria uma maior claridade para os trâmites da CBIC”, afirmou Holanda.

José Carlos Gama, presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC solicitou que as entidades enviem uma lista da renda anual das afiliadas e dos contribuintes, por estado. “É preciso estabelecer essa determinação, pois assim é possível ter uma ideia de quantas empresas a CBIC representa nacionalmente e mensurar melhor a força do setor”, frisou Gama.

Sobre associativismo, Martins afirmou que essa prática é o caminho para futuro do setor. “O associativismo vai abrir um caminho grande e promissor para as empresas e a CBIC tem que tomar a frente disso e viabilizar esse produto, que vai oportunizar o crédito para elas”, reforçou.

A proposta orçamentária da CBIC para 2020 também foi aprovada durante a reunião.

O vice-presidente financeiro da entidade, Elson Ribeiro e Póvoa, reforçou que a construção da proposta orçamentária é um desafio. “É bastante complexo fazer essa proposta, pois temos as despesas certas e receitas incertas. Mas a partir dela sempre reafirmamos o compromisso de manter os bons serviços prestados na defesa e fortalecimento do setor”, destacou.

Gama apresentou a lógica da eleição da CBIC, explicando como funciona o cálculo de cadeiras no Conselho da entidade, por região. “É importante que fique claro como é realizada essa divisão de votos e representantes por região, pois consideramos que a metodologia utilizada é matematicamente bastante coerente e justa”, explicou.

O presidente da CBIC informou, ainda, os detalhes para realização do 92º ENIC, que será realizado de 13 a 15 de maio de 2020, em Brasília. “Essa é uma oportunidade de reforçar laços políticos e mobilizar a cadeia produtiva para dentro desse fórum de debates da agenda nacional da indústria da construção”, frisou Martins.

A publicação no Diário Oficial da União (DOU) de Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, como um dos membros do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) foi informada durante a reunião, e comemorada pelos associados. “Me sinto muito honrado com a indicação e prometo fazer jus a escolha trabalhando em benefício do nosso setor”, frisou Lima Jorge. O comitê é formado por 12 membros, entre 6 indicações do governo, 3 da iniciativa privada (que foi o caso de Carlos Eduardo Lima Jorge) e 3 dos trabalhadores.

No segundo bloco do encontro, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) fez uma retrospectiva sobre temas da construção em andamento no Congresso Nacional em 2019.

Confira mais fotos da reunião no Flickr da CBIC. 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Ademi – PR
Sindicopes
Sinduscon-PE
Sinduscon-TO
Sinduscon-CE
Sinduscon-MS
Sinduscon-Porto Velho
APEMEC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
SECONCI BRASIL
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea