Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/07/2018

Codese-DF mobiliza a sociedade civil organizada para pensar projetos sustentáveis para o futuro da capital do País

Foto: Milca Santos

As iniciativas vão contemplar ações públicas e privadas e serão apresentadas aos candidatos ao Governo do Distrito Federal no próximo mês de agosto

“2018-2030- O DF que a gente quer” é o nome do projeto do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) e será apresentado no próximo dia 4 de agosto, no auditório do Museu Nacional da República, em Brasília. A proposta de pensar o futuro de Brasília nasceu do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, realizado pela CBIC, em parceria com o Sinduscon-DF e Ademi-DF, com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal, com base na experiência bem sucedida em Maringá (PR), que tem como principal objetivo mobilizar a sociedade organizada para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade urbana.

“No dia 4 de agosto, faremos uma apresentação das propostas para a sociedade. Não queremos mais alterações constantes, de quatro em quatro anos, no planejamento econômico, nós queremos fazer algo contínuo”, disse o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, durante workshop do Codese-DF, nessa quinta-feira (19), no Sinduscon-DF. Para ele, o Conselho cumpriu sua missão e vai apresentar o documento a todos os candidatos ao Governo do Distrito Federal, ainda no mês de agosto de 2018, em nome dos setores produtivos e da sociedade civil. “Estamos propondo um projeto de estado, com meta para 2030. Nesses próximos 4 anos, nós podemos plantar a semente e colher mais na frente”, prevê Muniz.

Foto: Milca Santos

A entidade propõe uma estrutura de um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças da capital. Em Brasília, o Conselho é formado por 55 entidades do DF e 19 câmaras técnicas, e foi inspirado no modelo de Maringá (PR) e no Codese de Goiás. O projeto é dividido em 19 Câmaras Técnicas (CTs) para discutir os problemas da capital e participar ativamente do planejamento e futuro da economia do Distrito Federal.

A metodologia do projeto tem como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas em 2015, e faz parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. “Os ODS serviram como orientação para cada tema discutido no Codese-DF. Existem programas internacionais que exigem as aplicações dos ODS e através delas conseguimos mensurar o desenvolvimento em cada setor”, explica, Paulo Muniz.

NOVO VICE-PRESIDENTE EMPOSSADO NA DIRETORIA EXECUTIVA DO CODESE-DF

Dionyzio Klavdianos, vice-presidente do Sinduscon-DF e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, foi empossado como o vice-presidente do Codese-DF. O atual presidente do Sinduscon-DF, João Pimenta, indicou Klavdianos para o cargo. Ele foi aceito unanimemente por todos os membros do Codese-DF.

Foto: Milca Santos

O cargo era ocupado pelo presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, que faleceu no dia 5 de julho, em Brasília. Botelho que era um grande entusiasta do projeto e foi homenageado durante o evento do Codese-DF para discutir o documento “ 2018-2030 – O DF que a gente quer”. A pedido do presidente Paulo Muniz, foi feito 1 minuto de silêncio para as homenagens póstumas ao irigente.

A reportagem conversou com membros de três Câmaras Técnicas do Codese-DF e incluiu depoimentos importantes em algumas áreas em que o Conselho irá atuar no Distrito Federal como Gestão Pública, Esporte e Lazer, e Mobilidade Urbana.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-RO
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PE
APEOP-SP
Sinduscon-Pelotas
Ademi – AL
APEMEC
Sinduscon – CO
Sinduscon-SP
Sinduscom-NH
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea